• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

Helibras voa primeiro Fennec do Exército modernizado

Por Redação      |     20/12/2013 às 10:51

A Helibras realizou, nesta quinta-feira (19), o primeiro voo de produção do primeiro helicóptero Fennec do Exército Brasileiro, o qual foi reconstruído e modernizado em Itajubá (MG).

A primeira célula – base para a reconstrução/modernização do helicóptero EB -1019 – chegou à Helibras em 2012 e passou pelas etapas de desmontagem, inspeção completa, montagem e modernização.

Foto: Helibras/ Felipe Christ

O principal objetivo desse primeiro voo é a verificação básica de alguns sistemas, tais como flight display, anemobarométrico, intercomunicação, VHF e sistemas básicos da aeronave.

Após o voo, a aeronave retornou para a oficina, onde será preparada para a campanha de ensaios de voo para a Certificação Militar. A previsão é de que o primeiro Fennec reconstruído e modernizado seja entregue ao Exército no final de abril do ano que vem.

O programa de modernização Fennec tem por objetivos atualizar os helicópteros com sistemas aviônicos modernos, piloto automático, novos rádios Nav-Com e novos equipamentos de missão, tais como novos bancos, proteção balística, novos braços de armamento, além de repontecializá-los. “Esse projeto também está agregando novos conhecimentos e ferramentas à Helibras, além da possibilidade de desenvolvermos de parcerias com outras indústrias nacionais. Agora, estamos entrando na fase final de atividades, compreendendo a execução dos ensaios em voo para a campanha de certificação militar, pintura e entrega desse primeiro helicóptero”, diz Wilmer Filho, executivo do programa de modernização Fennec.

Enquanto a primeira aeronave passa pela fase de voos, a segunda encontra-se em processo de integração dos novos sistemas de modernização e está prevista para ser entregue em maio de 2014. Os três outros Fennec estão passando pela inspeção C parcial e irão receber, durante todo o ano que vem, o pacote de modernização.

O contrato para o programa de modernização dos helicópteros Fennec do Exército foi assinado em dezembro de 2011 e prevê a reconstrução/modernização de duas aeronaves e a modernização de 32. O término do contrato está previsto para 2018.

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.