• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Geopolítica

Rússia oferece ao Irã substituto aos S-300 cancelados

Por   João Pedro Sá Teles

s300pmu2

A Rússia ofereceu ao Irã o sistema Antei-2500 para substituir o negócio cancelado que envolvia a entrega de sistemas S-300.

Segundo o periódico russo RIA Novosti, o negócio original foi assinado em 2007 e transferiria para o Irã cinco sistemas de mísseis S-300 por 800 milhões de dólares. No entanto em 2010 o negócio foi cancelado pelo então Presidente Dmitri Medvedev sob a desculpa de entrar em linha com o fortalecimento das sanções da ONU sobre Teerã.

No entanto o Irã entrou com um processo contra a Rússia, no valor de 4 bilhões de dólares, numa corte de arbitragem de Genebra que entendeu que o sistema vendido não estava dentro dos armamentos proibidos pelas sanções, portanto a venda não poderia ser cancelada por esse motivo.

A Rússia reclama falta de apoio dos EUA na questão, já que na época foi pressionada a cancelar o negócio por Washington.

Para evitar uma condenação internacional a Rússia resolveu oferecer para o Irã, no lugar dos S-300 originais, baterias do sistema Antei-2500. Também conhecido como S-300VM ou SA-23 Gladiator na OTAN, trata-se de um sistema anti-aéreo de mísseis de médio alcance, até 200km, e pode engajar simultaneamente 24 aeronaves ou 16 mísseis balísticos.

A Rússia já ofereceu o sistema Tor ao Irã como forma de compensar esse mesmo negócio, mas a proposta foi rejeitada.

O sistema Antei-2500 foi vendido recentemente à Venezuela que adquiriu dois sistemas

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.