• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Ministério da Defesa

Brasil sedia o 49º Campeonato Mundial de Pentatlo Naval

Por   

mili1

Nesta quarta-feira (10) começa o 49º Campeonato Mundial de Pentatlo Naval, que acontece até o dia 15 de julho, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro. O evento é organizado pelo Ministério da Defesa juntamente com Comitê Internacional de Esportes Militares (CISM).

O Brasil participa da competição com nove atletas que vão disputar com militares de mais 12 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Equador, Finlândia, Polônia, Rússia, Suécia, Turquia, Coreia do Sul e Irã.

A delegação brasileira conta com equipes masculinas e femininas e tem grandes chances de alcançar bons resultados. “A expectativa é que as duas equipes subam ao pódio este ano”, ressalta o chefe da equipe de Pentatlo Naval do Brasil, comandante Cyro Coelho. “Em 2012, nós fomos vice-campeões do mundo com as meninas. Nossa preparação foi muito boa para o mundial no Brasil e estamos bastante otimistas”, explica Coelho.

O esporte

O Pentatlo Naval foi inventado em 1949 quando integrantes do setor de esportes da Marinha Italiana, preocupados com a aptidão física de seus marinheiros, sentiram a necessidade de um cuidado maior com as tripulações embarcadas.

Atualmente, a competição está dividida em cinco modalidades: Pista de Obstáculos; Natação de Salvamento; Natação Utilitária; Habilidade Naval e Cross-Country Anfíbio.

A Pista de Obstáculos simula situações do dia a dia dos marinheiros e fuzileiros navais. As provas de Natação de Salvamento e Utilitária envolvem situações de resgate e transposição de obstáculos em água. Já a Habilidade Naval inclui trabalho na guindola (tábua suspensa por corda, que leva o marinheiro ao topo do mastro), confecção de nó marinheiro, remo e manejo de peças de navios.

A Cross-Contry Anfíbio é uma das etapas mais complexas, onde atleta participa de uma corrida de 2,5 mil metros, intercalada como tiro de fuzil, remo em bote e lançamento, com precisão, de granada (sem detonação).

O Brasil iniciou-se na modalidade em 1963. A partir de 1965, deu-se sua estreia em competições, que acontecem anualmente. O país é tricampeão Mundial de Pentatlo Naval. Venceu a competição em 1967, 1972 e 1986.

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.