News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Ministério da Defesa » Projeto Rondon faz ações voluntárias em municípios do Pará e Maranhão

Projeto Rondon faz ações voluntárias em municípios do Pará e Maranhão

Ministério da Defesa
Por

14 Terceiro dia de Trabalho Comunidade Mangueira 23.01.13 Fossa Séptica (68)

Trinta municípios dos estados do Pará e Maranhão estão sendo beneficiados com a Operação Forte do Presépio, do Projeto Rondon, ação realizada pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo da ação é contribuir para o desenvolvimento sustentável e o aumento do bem-estar da população em áreas carentes e isoladas de todo o Brasil.

Desde sábado (6), 600 rondonistas, entre estudantes e professores universitários, levam aos municípios assistidos atividades de capacitação como oficinas e palestras sobre direitos humanos, justiça, educação, saúde, cultura, meio ambiente e trabalho.

Com a iniciativa, funcionários das prefeituras, professores, profissionais de saúde e educação, além de lideranças locais, atuam como agentes multiplicadores. A escolha das cidades foi feita a partir de um levantamento dos locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que fazem parte dos programas “Brasil Sem Miséria” e “Território da Cidadania”, ambos do Governo Federal.

São 60 equipes, formada por oito alunos e dois professores cada, que trabalham divididas em dois grupos para cada município.

O apoio aos rondonistas com transporte, segurança, alimentação e hospedagem ficará a cargo do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), unidade militar da Marinha, e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), quartel do Exército.

Na solenidade de abertura da Operação Forte do Presépio o coordenador-geral do Projeto Rondon, Vice-Almirante Edlander Santos, ressaltou o sentido da ação. “Aqui presenciamos uma verdadeira missão de cidadania, em que a academia, os municípios e as Forças Armadas compartilham conhecimento com nossos irmãos brasileiros que mais dela necessitam.”

A Operação Forte do Presépio começou no dia 6 de julho e vai até o dia 22.

Fonte | Fotos: ministeriodadefesa