News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Exército » 9ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a Operação Trovão

9ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou a Operação Trovão

Exército
Por

Ope.Trovao

No período de 16 a 21 de novembro, o Comando do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9a Bda Inf Mtz) conduziu a Operação Trovão, Exercício de Adestramento em Defesa Externa ocorrido na cidade de Resende (RJ).

Concebida pelo Comando Militar do Leste, a atividade foi planejada e coordenada pelo Comando do GUEs/9a Bda Inf Mtz e executada por um efetivo aproximado de 650 militares e reservistas mobilizados.

Ope.Trovao.2

O exercício promoveu a integração do adestramento em Defesa Externa das Forças de Ação Rápida do Comando Militar do Leste com o Exercício Anual de Mobilização realizado pelo 56o Batalhão de Infantaria. Dessa forma, os reservistas mobilizados foram também adestrados em operações de Defesa Externa, tendo ainda sido empregados fora de sua sede mobilizadora.

Foram desdobradas instalações logísticas como cozinha, posto de banho, posto de abastecimento de combustível, posto de suprimento de munição e posto de saúde.

Ope.Trovao.8

O apoio de comunicações foi prestado pelo Batalhão Escola de Comunicações, que, além de disponibilizar equipamentos rádio para utilização das tropas em exercício, instalou, explorou e manteve as comunicações da Base e da Direção do Exercício, disponibilizando meios de transmissão de dados em tempo real e outros serviços, como acesso à Rede Corporativa de Comunicações do Exército (EBNET) e utilização da RITEx.

Ope.Trovao.3

A atividade contou, ainda, com a participação de um Pelotão do 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), que realizou trabalhos de lançamento, reforçamento e manutenção de pontes para a passagem das Viaturas Blindadas de Reconhecimento e Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal.

Ope.Trovao.4Ope.Trovao.5Ope.Trovao.6Ope.Trovao.7

Fonte | Fotos: ccomsex