News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Exército » CIB recebe Equipamento de Monitoramento do Tiro do CC Leopard 1A5

CIB recebe Equipamento de Monitoramento do Tiro do CC Leopard 1A5

Exército
Por

KMW_LFME-580x386

O Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) adquiriu da empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann Life Firing Monitoring Equipment (LFME), equipamento destinado a monitorar toda a dinâmica do tiro do carro de combate Leopard 1A 5, permitindo maior eficiência na execução do mesmo.

O equipamento vendido ao Brasil é resultado de contribuições de seus usuários e pesquisas de fábrica, sendo um conjunto altamente móvel e acomodado em caixas de transporte.

Possui menos componentes dos que são atualmente utilizados em outros países, sendo que muitos destes componentes são de emprego civil e facilmente disponíveis no mercado.

KMW_10-17_06-09_LFME

Utiliza-se o sistema operacional Windows 7 como plataforma, possuindo a interface de operação similar ao Microsoft Office e suas conexões e sistemas de gravação de tecnologia atual e comum (cabos HDMI e pendrives USB, por exemplo).

Em recente reunião de usuários do LFME, ocorrida em Londres, foi destacado que o Brasil foi o primeiro a receber o LFME com esta nova formatação, fato que gerou a curiosidade de outros países no processo de modernização do LFME, sendo um dos quais o Reino Unido.

Estes Países demonstraram interesse em comparecer a alguma atividade de tiro real que empregasse o LFME a fim de avaliar seu desempenho, bem como viabilidade de aquisição.

KMW_LFME-580x386..

Cumpre destacar que o Brasil é o único país latinoamericano a possuir esta ferramenta de instrução e adestramento de guarnições blindadas.

No período de 28 de maio a 5 de junho, o Centro de Instrução de Blindados recebeu e testou o LFME e teve seus Instrutores e Monitores capacitados em sua utilização por funcionários da KMW.

A atividade foi concluida com o emprego do equipamento em exercício de tiro real realizado pelo 4º Regimento de Carros de Combate no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB) e possibilitou verificar a portabilidade do material, o seu emprego sobre condições climáticas adversas, como chuva e vento e possíveis adpatações do polígono de tiro para o melhorar a efici?ncia do seu emprego.

390x260_LFME_1

O equipamento é composto por duas câmeras externas, com recurso de termal, uma estação de controle, acessórios que, ao serem instalados no ineterior no CC permitem captar os dados de tiro e a conversação rádio da guarnição e um sistema de transmissão das informações, utilizando antenas colocadas em cada CC e uma antena que recebe os dados oriundo dos mesmos.

Fonte | Fotos: ccomsex