• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

Exercício de Planejamento Estratégico Operacional da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Por Anderson Gabino      |     17/07/2014 às 7:00

ECEME

O Exercício de Planejamento Estratégico Operacional (EPEO) é um exercício com duração de uma semana que marca o coroamento do estudo das disciplinas de Política, Relações Internacionais, Geopolítica, Direito Internacional, Estratégia e Planejamento Estratégico, ministradas ao longo do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM).

Este exercício ocorre num cenário hipotético de escalada de crise que pode culminar com o emprego do poder militar.

ECEME2

Neste contexto, os participantes, alunos do CCEM e pós-graduandos “stricto sensu” das áreas de Relações Internacionais, Direito e Ciências Políticas de todo o país, vivenciam as discussões nos níveis político e estratégico que darão origem aos planejamentos operacionais, percorrendo as diversas etapas que compõem a Sistemática de Planejamento de Emprego Conjunto das Forças Armadas (SisPECFA).

ECEME3

O exercício está configurado em três fases. A primeira fase contempla o nível de decisão POLÍTICO. A segunda, o nível de decisão ESTRATÉGICO e a terceira fase, os aspectos OPERACIONAIS do processo de decisão militar.

Ao final da fase política, os grupos que representam a Presidência da República, após ouvirem as discussões promovidas pelos ministérios e órgãos de assessoramento representados, formalizam a decisão política a ser adotada, emitindo, formalmente, a Diretriz Presidencial de Emprego de Defesa (DPED).

ECEME5

Na 2ª fase, a discussão ocorre no âmbito do Ministério da Defesa. Neste momento, os grupos que representam o Ministro da Defesa configuram sua decisão ao emitir a Diretriz Ministerial de Emprego da Defesa (DMED).

A seguir, os que representam o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas levantam duas Opções Estratégicas Militares (OEM).

Na 3ª fase, os participantes civis e militares cumprem agendas diferenciadas. Os militares, representando o Comando Operacional a ser ativado, são divididos em Estados-Maiores Conjuntos e devem traduzir para o Nível Operacional os documentos expedidos pelos níveis superiores, emitindo sua Diretriz de Planejamento Estratégico Militar (DPEM).

ECEME4

Simultaneamente, os participantes civis estão envolvidos em palestras com o objetivo de aprofundar conhecimentos nas áreas da Defesa, do Exército Brasileiro e das Operações Militares.

, , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.