News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Exército » Exército Brasileiro irá lançar uma RFP para aquisição de sistemas de armas 105 mm que irão armar os VBR-MR GUARANI 8×8

Exército Brasileiro irá lançar uma RFP para aquisição de sistemas de armas 105 mm que irão armar os VBR-MR GUARANI 8×8

Exército
Por

Iveco-SUPERAV-low-res

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCTEx) está finalizando os detalhes do envio de uma RFP (Request for Proposal).

Esta RFP deverá ser para o mês de agosto, a qual remonta-se para a aquisição de sistemas de armas 105 mm e suas torres, que será destinada a equipar o futuro Veículo Blindado de Reconhecimento Médio sobre Rodas (VBR-MR) Guarani 8×8, que está sendo produzido pela empresa Iveco.

BgqI1

Provavelmente um contrato para a compra de um sistema de armas para avaliação, poderá ser assinado ainda este ano entre o DCTEx e uma das quatro empresas que responderam ao pedido de informações (RFI).

As empresas interessadas foram a CMI da Bélgica, a Rheinmetall da Alemanha, a Italiana Oto Melara e a Francesa Nexter.

O documento publicado em maio de 2013, procurou reunir informações junto as empresas que mostraram-se interessadas em fornecer um sistema de armas equipadas com um canhão de calibre 105 milímetros, de alta pressão, com referência aos recursos exigidos pelo padrão da OTAN STANAG 4458, para ser integrado em um protótipo do Veículo Blindado de Reconhecimento Médio sobre Rodas (VBR-MR).

Centauro105_001

A empresa Italiana Oto Melara, tem uma vasta experiência de trabalho e parceria com a Iveco nos projetos como a torre de 105 milímetros L / 52 Hitfact para o veículo 8×8 Centauro e que foi adotado pelo exército italiano.

A Belga CMI Defence /Cockerill tem uma histórico de cooperação industrial de sucesso com o Exército Brasileiro na produção das torres de 90 milímetros Mk3M-A1 para os VBR EE-9 Cascavel, fabricados na década de setenta e oitenta pela Engesa e o Cockerill Mk.4 de 90 milímetros de alta precisão para os tanques M-41UR, modernizado nos anos 80 para o Exército uruguaio. 

vbtp-mr-image04

A empresa Belga, oferece entretanto para os VBR-MR Guarani 8×8, uma torre moderna Cockerill XC-8 105hp projetada para uso em veículos como o da empresa BAE Systems CV-90.

Nexter, entretanto, está começando uma pareceria de projetos e sistemas de artilharia com a  Avibras.

cv90amos

guaranixpatria

Iveco-8x8-580x385

Fonte | Fotos: defensa