• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Exército

Nova tecnologia aumenta a produtividade e melhora a gestão de obras do Exército

Por Anderson Gabino      |     02/06/2014 às 12:53

 

Building Information Modeling (BIM)

A Diretoria de Obras Militares está empregando uma nova tecnologia em seu Sistema Unificado de Obras Militares: a ferramenta Building Information Modeling (BIM).

Com esta ferramenta, é possível controlar todas as fases de uma obra conduzida pela Engenharia do Exército Brasileiro, o que permite o aumento da produtividade e incrementa a gestão de obras na Instituição.

Building Information Modeling (BIM)4

Ainda que pouco difundida no Brasil, a ferramenta BIM traz ganhos significativamente relevantes para a Força, pois pode ser empregada desde a fase inicial de um projeto de Engenharia, passando pelo financiamento da obra, pelo controle da construção, da manutenção e até a demolição do empreendimento.

Building Information Modeling (BIM)3

Uma plataforma integrada com a ferramenta BIM permite exportar, com precisão, os quantitativos de material (cimento, areia, ferro, brita, esquadrias, tubulações) a serem usados em um projeto – uma casa ou um edifício inteiro – e permite especificar, com rapidez, o volume e o espaço ocupado pelo projeto.

Building Information Modeling (BIM)2

Com o emprego desta nova tecnologia, a Diretoria de Obras Militares ampliou, no espaço de aproximadamente oito anos, sua capacidade de coordenação de obras de 80/ano para cerca de 13.000/ano.

, ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.