News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 18 de April de 2024
Home » Força Aérea » Bicampeão mundial de Fórmula 1 ministra palestra a militares da Academia da Força Aérea

Bicampeão mundial de Fórmula 1 ministra palestra a militares da Academia da Força Aérea

Força Aérea
Por

Emerson AFA

Dono de dois títulos mundiais da Fórmula 1, o título mais disputado do automobilismo, e inúmeras façanhas em sua carreira, Emerson Fittipaldi esteve nesta segunda-feira (17/11) na Academia da Força Aérea (AFA), onde ministrou palestra ao efetivo e cadetes.

Das corridas de kart à sua primeira competição em uma moto modificada por ele mesmo, vitórias internacionais e empreendimentos, o esportista trouxe ao público a trajetória da sua carreira, revelando momentos de dificuldades e de superação, contando, ainda, o seu sonho de infância em ter sido piloto militar de caça, tema que não deixou de usar para ilustrar como é a vida nas pistas de corrida. “Deus me levou para outro caminho, mas sempre admirei e acompanho o desenvolvimento da Força Aérea Brasileira”, citou o ex-piloto.

Emerson AFA.2

Intitulada “O esporte como superação no dia a dia e na minha vida”, Emerson Fittipaldi falou da sua experiência como piloto, situações adversas e a importância de se adaptar ao novo. Campeão também da Fórmula Indy em 1989, nos EUA, e vencedor das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993, contou que mesmo vencendo é preciso buscar novos desafios.

Se tivesse se conformado com o término da sua carreira como piloto na Fórmula 1, jamais teria tido a experiência da Fórmula Indy, contou Emerson. Características apontadas por Fittipaldi como as de sucesso foram percebidas pela Cadete Aviadora Silvia Helena de Medeiros Dantas, do terceiro ano e natural de Natal, no Rio Grande do Norte, onde correu de kart dos sete aos 14 anos de idade.

Emerson AFA.4

Como militares, muitas situações podem nos desanimar, mas temos que saber que nenhuma adversidade pequena, como as do dia a dia, devem tirar o brilho dos nossos olhos. A grande mensagem do senhor Emerson Fittipaldi é a de dedicação, empenho e perseverança, pois um dia as tribulações vão passar e nós vamos vencer, destaca a cadete.

De acordo com o Coronel Intendente André Luiz, a maioria dos cadetes que assistiram à palestra tinha dois ou três anos de idade quando Fittipaldi parou de correr. Ainda sim, segundo ele, todos o conheciam. “Todos já ouviram falar da lenda Emerson Fittipaldi e os ensinamentos aqui trazidos hoje serão muito úteis para as suas carreiras”, afirmou o Chefe da Divisão Administrativa da AFA.

Emerson AFA.3

Para o palestrante, a Força Aérea Brasileira é um exemplo a ser seguido para o futuro do país. “É uma honra e um orgulho muito grande estar na Academia da Força Aérea. Como eu sempre digo: se o Brasil seguisse o que a FAB tem de organização, disciplina, preparação e instrução, nós teríamos outro Brasil pela frente”.

Emerson AFA.5

Fonte | Fotos: cecomsaer