News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Força Aérea » Conferência discute necessidades da FAB

Conferência discute necessidades da FAB

Força Aérea
Por

Conferência discute necessidades da FAB - Foto Cb Vinicius Ag Força Aérea

Cerca de 500 empresários paulistas participaram nesta quarta-feira (30/07) da Conferência “O Comando da Aeronáutica apresenta seus projetos e demandas às empresas do Grande ABC”. O encontro, realizado no Salão Nobre da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo (SP), teve como objetivo discutir as necessidades da FAB em relação ao setor da indústria nacional de defesa.

“Essa conferência nos proporcionou uma visão melhor de como podemos trabalhar em parceria com a FAB”, analisou o empresário Marco Antonio Ciconello. “Nossa expectativa é que as empresas tenham a oportunidade de conhecer as demandas da Aeronáutica. A possibilidade de novos investimentos e de longo prazo para propiciar que o Brasil, de fato, tenha uma estrutura de defesa compatível com sua importância no cenário global é fundamental”, ressaltou o prefeito da cidade, Luiz Marinho.

O Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), iniciou o ciclo de palestras com o tema a “Força Aérea Definida por Capacidade”. O processo e os benefícios da catalogação aplicada à logística e a aquisição e nacionalização de itens aeronáuticos na FAB foram outros assuntos apresentados aos empresários na Conferência.

Conferência discute necessidades da FAB - Foto Cb Vinicius Santos Ag Força Aérea

O evento também tratou de temas como os projetos estratégicos da Força Aérea, as aquisições da Subdiretoria de Abastecimento (SDAB) no apoio logístico operacional e o papel do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). “Notamos que ainda existe um desconhecimento dos empresários em relação aos processos, por exemplo, de aquisição e catalogação da FAB.

Acredito que o encontro foi bastante esclarecedor. À medida que eu tenho um maior número de fornecedores posso melhorar a qualidade dos produtos adquiridos, a oferta e o preço final”, explicou o Major-Brigadeiro Domingues.

Os empresários paulistas puderam conhecer, ainda, por meio de exposições estáticas, alguns produtos e serviços de unidades da FAB, como a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga, o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), o Centro de Catalogação da Aeronáutica (CECAT) e a SDAB.

Ao final do evento, houve uma rodada de relacionamentos na qual os empreendedores tiveram a oportunidade de trocar informações e estabelecer contatos com os representantes das organizações militares da FAB.

Conferência discute necessidades da FAB - Foto Cb Vinicius santos Ag Força Aérea2

A partir do mês de setembro, haverá um serviço de apoio ao esboço de catalogação de produtos de defesa e cadastro de empresas, na sala do empreendedor, na prefeitura de São Bernardo do Campo. Esse documento será encaminhado para o órgão competente das Forças Armadas.

O evento contou com as presenças do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito e de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica. A realização teve o apoio do Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV).

Fonte | Fotos: cecomsaer