News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Força Aérea » Curso prepara militares para atuar em resgate de acidentes aéreos

Curso prepara militares para atuar em resgate de acidentes aéreos

Força Aérea
Por

Curso Para-sar.5

Encerrou nesta ultima sexta-feira (29/08) em Itatiaia, região serrana do Rio de Janeiro, a segunda fase do curso de busca e salvamento realizado pela Força Aérea Brasileira. Vinte e oito militares Participam do módulo de atividades especializadas em montanha.

Curso Para-sar

Para chegar ao local do exercício, os militares realizaram marcha ininterrupta por três horas em terreno íngreme. Cada um carregou cerca de 20kg de equipamentos. Para chegar a área de paredões para a prática de rapel e escalada são mais dois a cinco quilômetros. Os exercícios são realizados sob baixas temperaturas. À noite, a sensação térmica chegou a dois graus negativos.

Curso Para-sar.4

“Toda a semana de treinamento na montanha não serve apenas para o militar ser preparado fisicamente para atuar neste tipo de terreno, mas para ter condições de retirar a vítima de áreas de difícil acesso”, explica o coordenador do treinamento de montanha, Capitão de Infantaria Igor Fernandes.

Preparação em fases 

Até receber o gorro (boné) laranja, cor que simboliza a busca e salvamento, eles ainda terão pela frente etapas como o treinamento de acesso à aeronaves, onde conhecerão tecnicamente os aviões da FAB para aprender a diagnosticar pontos de corte de bateria, combustível e praticar a retirada de vítimas de dentro da fuselagem.

Curso Para-sar.6

O treinamento dedica uma fase integralmente ao mar. Os militares participarão de atividades de sobrevivência no mar, mergulho livre e técnicas de resgate aquático e transporte com uso de helicópteros, chamado de helitransportadas.

Curso Para-sar.2

Na sequência, o grupo terá instruções com Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE). Conhecimentos de anatomia, fisiologia, imobilização serão ministrados por médicos para que os resgateiros tenham condições de realizar o socorro pré-hospitalar.

Curso Para-sar.3

Uma das últimas fases é realiza em Cachimbo, no sul do Pará. A sobrevivência e resgate na selva tem duração de aproximadamente três semanas. Também serão realizados exercícios de transporte de helicóptero, como a técnica de rapel fast rope. A última semana do curso será realiza em Campo Grande (MS).

Curso Para-sar.7

No total serão três meses de preparação intensa. Ao final, os militares especialistas integrarão as sete equipes de busca e salvamento da FAB distribuídas em todas as regiões do Brasil: Manaus, Belém, Rio de Janeiro, Campo Grande, Santa Maria, Pirassununga e Natal.

Fonte | Fotos: cecomsaer