News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Tuesday, 19 de March de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrilha da Fumaça agita “Domingo Aéreo” da Academia da Força Aérea

Esquadrilha da Fumaça agita “Domingo Aéreo” da Academia da Força Aérea

Força Aérea
Por

AFA2014.4

Cerca de 50 mil espectadores tiveram a oportunidade de assistir à decolagem de sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça durante o “Domingo Aéreo”. Essa foi a primeira vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea decolou para treinamento com fumaça diante de um grande público. O evento foi realizado pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), no dia 17 de agosto.

AFA2014.10

Participante do “Domingo Aéreo”, o estudante Vítor Scareli explicou que veio de Piracicaba somente para ver as atrações. “Eu gosto muito de aviação. Meu pai faz narrações de shows aeronáuticos, e eu sempre o acompanhei, fato que me fez apaixonar pelo trabalho da Aeronáutica. O que mais gostei foi a decolagem dos aviões da Esquadrilha. A fumaça e o barulho dos aviões deixaram o espetáculo ainda mais bonito”.

AFA2014.1

Mesmo com o final do evento, a estudante Letícia Rodrigues ainda se matinha perto do gradil, admirando as aeronaves em exposição. “Adoro aviação. E gosto mais ainda da Fumaça, pois a acompanho há anos. Desta vez, o show foi ainda melhor com sete aeronaves voando juntinhas e soltando fumaça. Foi lindo”.

AFA2014.5

O piloto da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Daniel Garcia Pereira, comentou como se sentiu privilegiado em ter participado do voo. “Fiquei muito feliz de fazer parte da equipe que voou pela primeira vez com sete aeronaves para um grande público. Pudemos mostrar um pouco do que a Fumaça está realizando, já que estamos no processo de implantação do avião A-29”. E acrescentou: “dentre os eventos da Força Aérea Brasileira – FAB, podemos dizer que o Domingo Aéreo na guarnição de Pirassununga é um dos mais importantes em todo o Brasil, justamente porque aqui é o Ninho das Águias, onde são formados os líderes da FAB”.

AFA2014.2

Público infantil 

O Esquadrão reservou mais duas surpresas para público do Domingo Aéreo. Foram elas: o painel de um piloto da Fumaça, em que os visitantes puderam ter a oportunidade de colocar o rosto para tirar fotos, e o “Fumacinha”, personagem da “Turma do Fabinho” voltado para interagir com crianças, tornando-as mais próximas da Força Aérea Brasileira.

AFA2014.3

Apesar das atrações serem voltadas para o público infantil, muitos adultos também aproveitaram para vivenciar, por meio de fotografias, a oportunidade de vestir o macacão de um piloto do EDA e também interagir com o Fumacinha.

AFA2014.7AFA2014.6AFA2014.9AFA2014.8

FONTE : EDA

Fonte | Fotos: operacional