• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Força Aérea

FAB realiza pela primeira vez lançamento de material pesado com uso de óculos de visão

Por   

Trasportex 2014.9

Uma aeronave C-105 Amazonas decolou da Base Aérea de Campo Grande (BACG) na madrugada de quinta-feira (14/08) para realizar uma manobra inédita na aviação de transporte da FAB: o lançamento de material pesado com a utilização dos óculos de visão noturna (NVG).O fardo de 1.750 quilos foi lançado em uma área a 15 km da BACG e faz parte das novas técnicas testadas no exercício operacional Transportex 2014.

“O objetivo é ter uma doutrina de emprego a qualquer hora do dia ou da noite. As missões com o NVG para lançamento de material pesado dão oportunidade à Aviação de Transporte da FAB lançar mais toneladas de suprimentos para tropas das Forças Armadas em solo, em tempos de guerra, ou missões humanitárias e apoio à população de cidades em situação de calamidade pública, em tempos de paz”, explica o coordenador do treinamento em NVG na Transportex, Capitão Bruno Américo Pereira.

Trasportex 2014.7

As cargas lançadas são acondicionadas e fixadas em plataformas apropriadas e extraídas da aeronave por meio de um paraquedas. A preparação do material é feita por militares do Exército, que também participam da missão.

A Transportex nos dá a oportunidade de treinar os lançamentos com maior intensidade do que normalmente nós fazemos e gera interação das Forças com a especialidade de preparação de cargas do Exército e o lançamento pelas aeronaves da FAB, comenta o Tenente do Exército Victor Angelici Ferreira dos Santos, do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.

Normalmente o lançamento do material pesado é feito a aproximadamente 214 metros de altitude. “O desafio maior é realizar algo novo. O lançamento diurno já requer muito cuidado e, para realizar a missão à noite, o trabalho é mais minucioso ainda. Mas a lançamento foi feito com sucesso”, afirma o Capitão Leandro Sigolo, do Esquadrão Onça.

Trasportex 2014.6

O aviador explica que são necessárias horas de preparação, desde a checagem de fitas até os testes do movimento de entrada e saída da carga, para garantir que nada travará o material na hora do lançamento, comprometendo a segurança do voo e o êxito da missão.

Entre os materiais que podem sem lançados estão armamentos, munições, veículos, geradores de energia, mantimentos, medicamentos e água potável.

Sobre o NVG

O equipamento aumenta em até 50 mil vezes a luminosidade, além de aproveitar a luz das estrelas e da lua para que os pilotos consigam realizar missões noturnas.

Trasportex 2014.8

Na Aviação de Transporte, o NVG pode ser empregado em missões de busca, lançamento de material e de pessoal. Antes do treinamento de voo com NVG para a Transportex 2014, os tripulantes do exercício operacional realizaram uma preparação no simulador de voo do C-105 em Manaus.

, ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Temporada hípica da EsEqEx

Dia do Exército – 1ª DE

Campeonato de salto do Exército Brasileiro

©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.