News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » Força Aérea Brasileira estuda opções para a transição dos Gripen NG até a chegada em definitivo

Força Aérea Brasileira estuda opções para a transição dos Gripen NG até a chegada em definitivo

Força Aérea
Por

el avin de pruebas gripen ng saab

Até a chegada dos Gripen NG, a Saab propôs uma solução temporária baseada na venda de caças Gripen C / D da Força Aérea Sueca, por meio de leasing ou arrendamento, entre os anos de 2016 e 2018. Com estas aeronaves a capacidade de se poder manter a superioridade aérea e o treinamento da tripulação seriam fornecidos.

Ainda assim consideraria a hipótese de outras opções para fornecer uma capacidade temporária até a data de entrada do Gripen NG e dentre umas oferecidas foi a chamada “Gap Filler” como forma alternativa, aonde se pagaria pelas horas de vôo, em vez de aquirir ou locar tais aeronaves. Esta opção foi anunciada durante o evento recente, a III mostra BID-Brasil (Defesa Base Industrial), realizada em Brasília, depois que membros do Ministério da Defesa e da Força Aérea Sueca tiveram uma reunião.

Gripen E2

Durante este evento foi oferecido esta alternativa alternativa baseada na “compra de horas de vôo.” Assim, a FAB estaria disposto a pagar para usar essas aeronaves durante 1200-1500 horas de vôo por três ou quatro anos para o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (GDA) para continuarem a cumprir suas missões de defesa.

A idéia seria de “alugar” de 12 à 16 aeronave, no entanto hoje esse número pode ser reduzido para 8 até 12 aviões, esta diminuição se dá tanto por problemas orçamentários brasileiros, assim como as necessidades atuais da Força Aérea Sueca em relação a tensão com Russia.

Hungarian_Air_Force_Saab_JAS-39C_Gripen_Lofting-2

Os custos ainda são o principal fator do programa, e na verdade a principal vantagem que o Gripen obteve para vencer a licitação brasileira foi o preço, como a proposta econômica Saab ficou muito aquém do Super Hornet da Boeing e do Dassault Rafale.

Informações ventiladas em midias, deram que acordo firmado para a locação ou arrendamento pela FAB seria cancelado por ponca de cortes nos orçamentos e com isso a Força Aérea estaria disposta a desistir da transição do Gripen devido ao alto custo. A questão é urgente porque em dezembro de 2013, os Mirage 2000 C / B 1ºGDA  forma retirados de serviço e em 2017 também irá começar a retirada de serviços das primeiras unidades de F-5 EM / FM.

Gripen NG Fighter Jet Plane (12)

Fonte | Fotos: defensa