• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Força Aérea

Hermes 900 participa de treinamento em Campo Grande

Por Anderson Gabino      |     09/09/2014 às 15:55

Hermes 900

A Aeronave Remotamente Pilotada Hermes 900 é a principal novidade do exercício CSAR 2014, que acontece até a próxima quarta-feira (10/9) na Base Aérea de Campo Grande. Essa é a primeira vez que a Força Aérea Brasileira utiliza o modelo para o treinamento de busca e salvamento em combate, missão conhecida pela sigla inglesa CSAR.

O exercício consiste em resgatar um militar isolado em um ambiente hostil, onde caças e helicópteros, ou até tropas em solo, tentam impedir o salvamento. Enquanto helicópteros e aviões fazem voos a baixa altura, o papel do Hermes 900 é atuar como um “olho no céu”, vários quilômetros acima.

“A gente faz o esclarecimento da área em busca de ameaças”, explica o Tenente-Coronel Leandro Camboim, do Esquadrão Hórus, unidade da FAB que opera Aeronaves Remotamente Pilotadas. O Hermes 900 pode sobrevoar as áreas de treinamento a até dez quilômetros do solo.

Hermes 900.2

Equipada com câmeras de alta definição, de modo em cores ou infravermelho, a aeronave consegue filmar tudo o que acontece sem ser vista ou ouvida do solo. As imagens são transmitidas ao vivo para o centro de comando e controle.

O Hermes 900 chega ao local antes mesmo das aeronaves do resgate. Do alto, a ARP é utilizada para fazer contato com o militar evasor até a chegada dos helicópteros. “Se localizarmos ameaças, a gente informa às aeronaves de ataque”, diz o Tenente-Coronel Camboim. Com autonomia de até 30 horas, o Hermes 900 pode ser utilizado também para apoio às comunicações das aeronaves na área.

ARP Hermes-900

Modelo recebido em 2014

O Exercício Operacional CSAR 2014 é um dos primeiros treinamentos com o uso do Hermes 900, recebido já este ano. A aeronave foi utilizada durante a Copa do Mundo, a partir do Rio de Janeiro (RJ), em apoio às operações de segurança pública.

Com potência de 100 HP, o Hermes 900 tem peso máximo de decolagem de 1.180 kg, sendo 350 kg de carga útil. Podem ser levados sistemas de câmeras, apontador laser, equipamentos de comunicação ou um radar ar-solo.

Hermes 900.3

Com uma envergadura de 15 metros para 8,30 metros de comprimento, a aeronave alcança 200 km/h, sendo que a velocidade de cruzeiro é de 112 km/h. As câmeras possuem sistemas de movimento e de zoom que permitem permanecer a vigilância sobre uma mesma área mesmo com a aeronave em movimento.

A pilotagem acontece dentro de um shelter. Ali, três militares se dividem nas funções de controle da aeronave, na operação de sistemas e na análise dos dados. Certas fases do voo podem ser definidas até com o uso do mouse em substituição ao tradicional manche das aeronaves.

       |        TAGs: , , ,

Recomendados para você

Comentários

FOTOS

mg_0884

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

musal-portoes-abertos-2015-14

“Portões Abertos 2015″ do Museu Aeroespacial

svqvq-copy

Voando com o Esquadrão Adelphi

SOCIAL

©Copyright 2014-2015 - MIG20 Publicações. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.