• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Força Aérea

I Workshop de Segurança de Emprego Laser abre inscrição

Por Anderson Gabino      |     17/09/2014 às 20:06

0_500x163_images_stories_LogoWorkshop

O laser é uma tecnologia multifunção que transformou o mundo. É usado na medicina, no supermercado e até na aviação militar. O laser confere exatidão centimétrica à mira dos armamentos, mas é preciso que pilotos, mecânicos e soldados, em treinamento ou no campo de batalha, saibam empregar essa tecnologia com segurança.

O primeiro Workshop de Segurança de Emprego Laser foi idealizado com esse objetivo: reforçar os cuidados na aplicação da tecnologia de forma a proteger a saúde dos militares em combate e dos civis localizados nas áreas das operações.

O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, na Base Aérea de Santa Maria (RS), cidade onde se localiza o maior número de unidades aéreas que empregam os sistemas a laser. As inscrições para o Workshop já estão abertas.

RA-1 em voo Foto Ten Enilton

São oferecidas 100 vagas para Pilotos, Mecânicos, Mantenedores, Forças Especiais, Especialistas das áreas de Armamento, Guerra Eletrônica, Equipamento de Voo, Estande, Segurança de Voo, Logística e outras áreas envolvidas com o tema.

O primeiro Workshop de Segurança de Emprego Laser é promovido pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) em parceria com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O COMGAR é o responsável pelo preparo e emprego da Força Aérea Brasileira; o CENIPA, pela prevenção de acidentes aeronáuticos.

O emprego laser

O evento não trata das canetas laser que tiram a concentração de pilotos na hora do pouso ou da decolagem, usadas intencionalmente por crianças e adolescentes de forma equivocada.

O laser usado na aviação militar consiste em um dispositivo acoplado na aeronave que incide sobre um alvo para iluminá-lo e prover maior precisão ao armamento utilizado. A bomba possui um sensor que capta o laser e se dirige para o alvo apontado.

0_299x209_images_stories_designadorlaser

O workshop mostrará diferentes tipos de fontes de laser, classificação de segurança, riscos associados e respectivas formas de proteção, com foco no emprego operacional da tecnologia laser em sistemas bélicos militares.

Palestras

Teoria Laser 
Prof. Dr Nicolau (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA)

A palestra apresentará os fundamentos da propagação laser, aspectos da propagação do feixe óptico na atmosfera e sua divergência.

Segurança pessoal durante o uso de lasers
Prof. Dr. Marcelo Destro (Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial)

A palestra discorrerá sobre os seguintes tópicos:
1) Efeitos biológicos da radiação laser, classes dos lasers, zonas de risco e tipos de óculos de proteção;
2) Normas e os procedimentos de segurança laser para minimizar os riscos de acidente; e
3) Discussões gerais sobre segurança laser.

0_300x225_images_stories_cuidadoscomlaser(1)

Designador laser de solo (palestra em inglês)

Palestrante estrangeiro (AEL)

A palestra discorrerá sobre a utilização de designador laser de solo e as características de segurança.

Tendências sobre o emprego de laser

Cel Av R1 Vilson (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA)

A palestra abordará as tendências do emprego operacional de laser na FAB e mundo. Além das quatro palestras com ampla participação, haverá três atividades especiais, as quais serão destinadas apenas ao público com credencial de segurança:

Palestra sobre segurança laser na unidade aérea (Oficial de Segurança Laser da unidade aérea) Designação laser (Maj Av Roso – PPGAO)
Discussões sobre a segurança no emprego da tecnologia laser (Cel Av R1 Vilson – ITA)

FONTE : Cenipa

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.