• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Geopolítica

Colômbia vai participar de missões de paz da União Européia

Por Anderson Gabino      |     14/08/2014 às 12:54

juan-carlos-pinzon-2

No dia 5 de agosto, foi assinado no Ministério da Defesa da Colômbia, em Bogotá, um acordo com a União Européia que abre as portas para a participação da Colômbia em missões internacionais. O documento foi assinado pelo ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, o embaixador da União Européia na Colômbia, María Antonia van Gool.

A Colômbia é o segundo país latino-americano depois do Chile, que poderá participar em operações de crise e de manutenção da paz da União Européia. As Forças Armadas da Colômbia alcançaram um número de capacidades trazidas à luz nos últimos anos que lhes permitiram participar em missões internacionais, como o de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), Força de Emergência no Sinai (UNEF) e a Missão das Nações Unidas na Serra Leoa (UNAMSIL).

Falta agora regulamentar diferentes aspectos, tais como o estatuto do pessoal militar e civil que vai participar nas missões, bem como a determinação da cadeia de comando, o tratamento de informações classificadas ou os aspectos financeiros. Uma vez assinado, o acordo deve estar em conformidade com os mesmos procedimentos que qualquer tratado internacional, para o qual será enviado ao Congresso e analisado pelo Tribunal Constitucional.

A União Européia já conseguiu cerca de 30 missões internacionais sob o mandato das Nações Unidas e produziu 18 quadros marco de participação com outros tantos países.

, , , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.