• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Geopolítica

Ministros da Defesa das Américas fortalecem cooperação em questões de segurança

Por Anderson Gabino      |     17/10/2014 às 14:56

defense-conference2-650_431

Ministros da Defesa de 34 países das Américas fortaleceram um compromisso coletivo de promover a paz e combater o narcotráfico internacional e outros crimes transnacionais durante a 11ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada entre os dias 12 e 14 de outubro em Arequipa, Peru. Esses compromissos foram proclamados publicamente na Declaração de Arequipa, que incentiva as missões de paz e ajuda humanitária cooperativas na região em apoio aos esforços da Organização das Nações Unidas.

“Hoje, defesa e segurança são essenciais para exercer a liberdade e assegurar a democracia”, disse o ministro da Defesa peruano, Pedro Cateriano, durante a cerimônia de encerramento da conferência. “A conferência nos permite compartilhar experiências e aceitar o desafio de trabalhar juntos contra as ameaças para as quais não nos preparamos.”

Os principais temas discutidos durante a conferência incluíram as melhores práticas ambientais, a desativação humanitária de minas terrestres e a necessidade de trocar informações em assuntos de saúde. A crise do Ebola na África foi mencionada como um exemplo da necessidade de cooperação em todo o continente para garantir a saúde da população civil.

“É totalmente relevante e prudente estimular este tipo de cooperação de segurança no Hemisfério Ocidental porque são problemas compartilhados que ameaçam nossos países e a melhor forma de combatê-los é com estratégias coordenadas”, disse o analista de Segurança e Defesa Internacional Jaime Castro Contreras.

“A natureza multidimensional da segurança e defesa está mais ampla agora e ganhamos muito no processo de incorporar tópicos como ajuda humanitária, missões de paz, assistência a desastres naturais e outros temas relativos a políticas de paz neste hemisfério.”

defense-conference2B

Ênfase na proteção da saúde civil

Em consequência, os ministros da Defesa e outros participantes concordaram que ajudar a população civil durante desastres naturais, fornecendo hospitais de campo e medicamentos, será um dos principais temas da próxima conferência, que deverá ocorrer em Trinidad e Tobago em 2016.

Por coincidência, o acordo chegou depois que os participantes receberam notícias de um terremoto de magnitude 7,4 em El Salvador em 13 de outubro. Os ministros e outras autoridades na CDMA expressaram sua solidariedade e ofereceram total apoio e cooperação ao país centro-americano.

Para promover a cooperação em questões de segurança, o ministro da Defesa do Peru, Pedro Cateriano, realizou reuniões bilaterais com seus colegas de Suriname, Lamuré Carlo Latour; de Trinidad e Tobago, Clifton Philip De Coteau, e do Canadá, Robert Nicholson, além do vice-ministro da Defesa da Guatemala, Neftalí Santos Cardona, e do secretário da Defesa americano, Chuck Hagel.

O Reino de Espanha homenageou Cateriano com a “Grande Cruz do Mérito Militar com Decoração Branca”, entregue ao ministro da Defesa peruano por seu colega espanhol, Pedro Morenés Eulate. A Espanha participou como observadora da conferência. O prêmio foi dado pelos méritos e serviços de Cateriano para aumentar a harmonia entre Espanha e Peru.

Enquanto a maior parte da conferência foi dedicada a discussões sobre como melhorar a segurança na região por meio da cooperação, as autoridades também fizeram um minuto de silêncio pelo oficial não comissionado do Exército peruano Juan Chávez Infante, que morreu durante um emboscada terrorista no Valle dos Ríos Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM) em 13 de outubro.

       |        TAGs: , , , ,

Recomendados para você

Comentários

FOTOS

mg_0884

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

musal-portoes-abertos-2015-14

“Portões Abertos 2015″ do Museu Aeroespacial

svqvq-copy

Voando com o Esquadrão Adelphi

SOCIAL

©Copyright 2014-2015 - MIG20 Publicações. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.