• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
História

Ordem do Dia – Dia da Proclamação da Rpública

Por Anderson Gabino      |     15/11/2014 às 11:33

proclamacao-da-republica

O episódio da Proclamação da República não é um fato isolado no contexto de nossa História. Ela veio no tempo adequado, decorrente da vivência de uma sociedade cuja fusão de raças se consolidou numa única e expressiva Nação, alicerçada na paz, robustecida pela ordem e geradora do progresso.

Desde o Descobrimento e Período Colonial, ultrapassamos Tordesilhas, expandimos o território e expulsamos invasores estrangeiros, nascendo em Guararapes, Pernambuco, com a desperta Alma Brasileira, o nosso Exército e a nossa nacionalidade.

O tempo continuou sua marcha. Em 1822, D. Pedro, diante de sua Guarda, às margens do Riacho Ypiranga, desembainha, ergue a Espada e faz ecoar o grito “Independência ou Morte!”. A História continuava sendo escrita.

Lutamos pela preservação de nossa Independência no Primeiro e no Segundo Império, sempre com a altiva e fundamental presença do disciplinado e corajoso soldado; digno, fraterno e respeitoso representante da sociedade brasileira, em todos os quadrantes do território.

Deodoro_da_Fonseca_(gravura)

Destaquemos aqui a figura do nosso Patrono, consagrado herói nacional, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que dedicou toda a vida, a unificar e pacificar a Pátria. Estava o terreno devidamente preparado para a Proclamação da República, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de Novembro de 1889.

Novos horizontes continuam a ser abertos e iluminados pelo Cruzeiro do Sul – uma bênção Divina para nosso amado País.O Brasil prossegue, a cada presente que vivencia, escrevendo sua gloriosa História como República Federativa independente, livre e democrática.

Brasília, DF, 15 de novembro de 2014.
General de Exército Enzo Martins Peri – Comandante do Exército

, ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.