• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Internacional

Alenia Aermacchi conclui a primeira fase para integração do míssil Storm Shadow ao Eurofighter Typhoon

Por Anderson Gabino      |     13/08/2014 às 10:04

Eurofighter-Typhoon-com-míssil-Storm-Shadow-foto-Eurofighter

A empresa italiana Alenia Aermacchi confirmou que foi completada a primeira fase de testes para integração do míssil de longo alcance Storm Shadow ao caça Eurofighter Typhoon. O Storm Shadow trata-se de um míssil de longo, com uma capacidade de alta precisão e de perfil de vôo stand-off da MBDA, que já está em serviço na frota de caças  Tornado da Força Aérea Britânica (RAF).

A sua missão principal é a de neutralizar objetivos de alto valor, como bunkers ou centros de comandos, tendo sido empregado com sucesso em operações no Iraque a na Líbia.

O míssil tem características furtivas, como a sua baixa assinatura de radar para permitir a penetração em defesas aéreas em camadas, enquanto seu longo alcance proporciona o lançamento além das defesas superfície-ar adversárias (stand-off), aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave lançadora.

storm_shadow

A primeira fase dos trabalhos para integrar o míssil começou em dezembro do ano passado na aeronave de desenvolvimento IPA2. Os testes cobriram diversos aspectos da integração aero-mecânica do míssil, e novas provas de vôo estão planejadas conforme o programa avança para a integração total.

Os próximos passos serão os lançamentos inertes, seguidos por testes de dados ambientais. Em seguida, vôos testarão a plena integração dos aviônicos, incluindo lançamentos dedicados do míssil.

O Typhoon deverá carregar dois mísseis Storm Shadow, mantendo a capacidade de também carregar oito mísseis ar-ar, permitindo que o caça possa lutar em seu caminho para entrar e sair da área de combate, quando em missões de penetração profunda.

Eurofighter-Typhoon-com-míssil-Storm-Shadow-foto-2-Eurofighter

Finalizando os testes, o Storm Shadow poderá ser incluído dentro da lista de armamentos disponíveis para o caça Typhoon alcançando novos desempenho nos seus perfis de ataque contra alvos terrestres.

Durante a última feira aeronáutica Farnborough, NETMA, a agência que gerencia os programas de aeronaves de combate Tornado e Eurofighter, tornou público um pedido para integrar o míssil Storm Shadow no Typhoon.

O denominado “contrato 4, contempla a participação dos três parceiros industriais do programa Eurofighter (Alenia Aermacchi, Boeing Defesa e Espaço e BAE Systems) além do fabricante de mísseis MBDA”.

Storm_s

, ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.