News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Alenia Aermacchi conclui a primeira fase para integração do míssil Storm Shadow ao Eurofighter Typhoon

Alenia Aermacchi conclui a primeira fase para integração do míssil Storm Shadow ao Eurofighter Typhoon

Diversos
Por

Eurofighter-Typhoon-com-míssil-Storm-Shadow-foto-Eurofighter

A empresa italiana Alenia Aermacchi confirmou que foi completada a primeira fase de testes para integração do míssil de longo alcance Storm Shadow ao caça Eurofighter Typhoon. O Storm Shadow trata-se de um míssil de longo, com uma capacidade de alta precisão e de perfil de vôo stand-off da MBDA, que já está em serviço na frota de caças  Tornado da Força Aérea Britânica (RAF).

A sua missão principal é a de neutralizar objetivos de alto valor, como bunkers ou centros de comandos, tendo sido empregado com sucesso em operações no Iraque a na Líbia.

O míssil tem características furtivas, como a sua baixa assinatura de radar para permitir a penetração em defesas aéreas em camadas, enquanto seu longo alcance proporciona o lançamento além das defesas superfície-ar adversárias (stand-off), aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave lançadora.

storm_shadow

A primeira fase dos trabalhos para integrar o míssil começou em dezembro do ano passado na aeronave de desenvolvimento IPA2. Os testes cobriram diversos aspectos da integração aero-mecânica do míssil, e novas provas de vôo estão planejadas conforme o programa avança para a integração total.

Os próximos passos serão os lançamentos inertes, seguidos por testes de dados ambientais. Em seguida, vôos testarão a plena integração dos aviônicos, incluindo lançamentos dedicados do míssil.

O Typhoon deverá carregar dois mísseis Storm Shadow, mantendo a capacidade de também carregar oito mísseis ar-ar, permitindo que o caça possa lutar em seu caminho para entrar e sair da área de combate, quando em missões de penetração profunda.

Eurofighter-Typhoon-com-míssil-Storm-Shadow-foto-2-Eurofighter

Finalizando os testes, o Storm Shadow poderá ser incluído dentro da lista de armamentos disponíveis para o caça Typhoon alcançando novos desempenho nos seus perfis de ataque contra alvos terrestres.

Durante a última feira aeronáutica Farnborough, NETMA, a agência que gerencia os programas de aeronaves de combate Tornado e Eurofighter, tornou público um pedido para integrar o míssil Storm Shadow no Typhoon.

O denominado “contrato 4, contempla a participação dos três parceiros industriais do programa Eurofighter (Alenia Aermacchi, Boeing Defesa e Espaço e BAE Systems) além do fabricante de mísseis MBDA”.

Storm_s

Fonte | Fotos: defensa