News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Internacional » Bombardeiro russo ‘desligou’ o destróier USS Donald Cook

Bombardeiro russo ‘desligou’ o destróier USS Donald Cook

Diversos
Por

050715-N-8163B-009

O Departamento de Estado dos EUA admitiu que a tripulação do destróier USS Donald Cook foi desmoralizada após cruzarem com um bombardeiro russo Su-24, que não tinha a bordo nenhuma bomba nem míssil, e apenas transportava fixo a si um sistema de neutralização radioeletrônica.

O destróier USS Donald Cook chegou ao mar Negro no 10 de abril, dois dias depois, um bombardeiro russo Su-24 sobrevoou o destróier. Segundo relatos da tripulação, confirmam que logo após o encontro com o bombardeiro, todos a bordo do USS Donald Cook sentiram-se desmoralizados e fontes da imprensa estudinense, informaram que 27 marinheiros entregaram seus relatórios, junto com um pedido de dispensa da Marinha. Mas o que assustou tanto a tripulação?

DDG 75 Donald CookIII

O DDG 75 USS Donald Cook é um destróier da quarta geração da Marinha dos EUA, suas principais armas são os mísseis de cruzeiro Tomahawk, com alcance de voo de até 2.500 km e capazes de transportar ogivas nucleares. Dependendo da situação, seja rotina ou ataque, o navio pode ser equipado com 56 ou 96 desses mísseis, respectivamente.

O destróier também está equipado com o mais recente sistema de combate Aegis. Entre outras coisas, ele reúne os meios de defesa antiaérea de todas as embarcações nas quais está instalado em uma rede comum, permitindo, assim, acompanhar e disparar centenas de alvos ao mesmo tempo.

140408-N-KE519-932

Nos extremos da superestrutura do destróier estão instaladas quatro enormes antenas de um radar universal, que substitui vários radares convencionais. Juntamente com os Tomahawks montados nos lançadores da proa e da popa, também meia centena de mísseis antiaéreos guiados e de diferentes classes esperam a sua hora.

O bombardeiro russo Su-24 que se aproximou do USS Donald Cook não possuia bombas ou mísseis a bordo, mas montado a baixo da fuselagem havia um sistema de neutralização radioeletrônica conhecido por Khibini. Ao se aproximar do destróier, o Khibini desligou o radar, os circuitos de controle de combate e os sistemas de transmissão de dados da embarcação.

russian-su-24

Resumindo, o sistema Khibini desligou todo o sistema Aegis, do mesmo modo que se desliga uma TV com o controle remoto. Depois disso, o Su-24 simulou 12 ataques à embarcação. Quando o bombardeiro finalmente se afastou, o USS Donald Cook dirigiu-se rapidamente para um porto romeno e não voltou a se aproximar das águas territoriais russas.

Informação em guerra

“Quanto mais sofisticado for o sistema radioeletrônico, mais fácil é fazer o seu funcionamento entrar em ruptura com métodos e meios de combate radioeletrônicos”, diz o chefe do centro de pesquisa científica de combate radioeletrônico da Força Aérea, Vladímir Balibin. “Para vencer numa guerra moderna não basta alcançar a superioridade aérea. É também necessário alcançar a superioridade da informação.”

su-24-russian2

Além do Khibini, a indústria de defesa nacional da Rússia produz outros dispositivos para desencorajar tanto unidades militares regulares do inimigo, como bandidos e terroristas.

“O reequipamento das forças estratégicas da Rússia com os meios de guerra radioeletrônica estão sendo feitos em um ritmo acelerado”, afirma o vice-premiê russo, Dmítri Rogózin. Se o exército e a marinha forem reequipados até 2020 em 70%, as medidas de ataque radioeletrônico do potencial estratégico serão atualizadas em 100%.

su24m2

“Os meios de combate radioeletrônico são o que permitem às nossas armas inteligentes atuar e neutraliza as armas inteligentes do inimigo. E isso é o correto”, diz o vice-premiê.

Dispositivos em serviço

As unidades militares das Tropas Aerotransportadas (VDV) da Federação Russa já começaram a receber equipamentos do sistema Infauna. Quando montado em veículos blindados ou em outros veículos de combate, o sistema consegue encontrar e neutralizar as comunicações rádio do inimigo em HF e VHF e desativa as minas por meio de controle remoto.

3 (6)

Elas acabarão explodindo, mas apenas depois que o comboio militar russo passar por cima delas e se afastar a distância segura. O Infauna tem outra função: os sensores óticos colocados dos veículos interceptam o flash dos disparos e dão ordem para se formar uma cortina de fumaça que oculta o comboio do fogo inimigo.

Infauna

O aparelho Lessotchek executa as mesmas funções que o Infauna, mas é bem mais compacto – ele pode ser transportado em uma mochila ou maleta. Uma maleta dessas pode ser facilmente levada para reuniões de negócios importantes e nem os serviços de segurança mais avançados serão capazes de identificá-la.

A base da defesa radioeletrônica das comunicações táticas do Exército da Rússia é o sistema Borissoglebsk-2. Ele inclui um ponto de controle automatizado e quatro tipos de estações de bloqueio que detectam com um único algoritmo fontes de atividade inimiga no ar e as neutralizam.

InfaunaII

O dispositivo Jitel detecta e bloqueia ligações telefônicas via satélite e celulares, assim como sistemas de navegação GPS. Ele provou ser eficaz durante o conflito na Ossétia do Sul ao desorientar os drones georgianos.

Fonte | Fotos: gazetarussa