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Internacional

Frota Russa do Mar Negro recebe novo submarino

Por Anderson Gabino      |     22/09/2014 às 15:46

projeto 636-3

A frota do Mar Negro localizada na extremidade sul da Federação Russa, recebeu o primeiro submarino diesel elétrico como parte do projeto 636.3 Varchaviánka, e que foi lançado ao mar no início do segundo semestre de 2014 na cidade de Novorossiik, onde ficará a embarcação.

Antes de se juntar à frota do Mar Negro, o submarino que ficou conhecido pelo apelido de “buraco negro” devido à sua capacidade de camuflagem e seu funcionamento silencioso, será submetido a testes finais na frota do Norte que consistem na abertura de fogo sobre alvos de treinamento do complexo de mísseis de grande alcance e precisão Kalibr. Se os testes forem bem-sucedidos e se confirmarem a alta eficiência dos equipamentos de guerra do submarino, ele será encaminhado ao seu destino até o final deste ano.

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Segundo informações oficiais a frota do Mar Negro será composta por uma esquadra de submarinos dividida em duas forças de ataque. O plano inicial do governo russo elaborado antes da reanexação da Crimeia ao território do país previa a disposição das principais unidades da esquadra na cidade de Novorossiisk. Porém as alterações do mapa geográfico da Rússia abriram possibilidade para uma série de novas manobras inclusive para a colocação dos submarinos na região da cidade de Sevastópol.

O comandante-geral da Marinha Russa Víktor Tchirkov já revelou quais são os equipamentos militares destinados a esta nova equipe. Segundo ele até o ano de 2016 as forças submarinas da frota do Mar Negro receberão seis submarinos do tipo diesel elétrico, que no momento estão sendo construídos no estaleiro Admiraltéiski, os quais estão baseados no projeto 636.3, e que nos visa garantir a possibilidade da realização de uma ampla série de tarefas atribuídas à frota do Mar Negro, disse o almirante.

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Os submarinos do projeto 636.3 serão capazes de mergulhar a uma profundidade de até 300 metros, acelerar até uma velocidade de 20 nós e percorrer distâncias de até 7.500 milhas náuticas. Além disso, todos os navios deste tipo são equipados com torpedos de calibre 533 mm, minas e um complexo de mísseis Kalibr para eventuais ataques.

No momento estão sendo realizados os testes marítimos do submarino Rostov-Na-Donu, que também faz parte do projeto enquanto o navio Stári Oskol já realizou a sua primeira navegação no final de agosto. Seis meses atrás, em São Petersburgo, começaram os trabalhos de construção do quinto submarino destinado à frota do Mar Negro, que recebeu o nome de Krasnodar. Para outubro deste ano está programado o início dos trabalhos de montagem dos submarinos Kólpino e Velíki Nóvgorod.

Kilo-600x360

O principal motivo para a preferência dos comandantes da frota do Mar Negro pelos submarinos movidos a diesel é que os acordos internacionais proíbem a presença e utilização de submarinos nucleares na região. Além disso, a manutenção de navios de grande porte não é viável em mares que não oferecem acesso direto a um oceano.

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