News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Internacional » IAF recebe suas duas primeiras aeronaves de treinamento M-346 “Lavi”

IAF recebe suas duas primeiras aeronaves de treinamento M-346 “Lavi”

Diversos
Por

israeli-m-346-2

As duas primeiras aeronaves de treinamento avançado M-346 da Alenia Aermacchi já foram entregues à Força Aérea Israelense (IAF).

O evento de entrega ocorreu no dia 9 de julho, na base da IAF em Hatzerim, onde eles chegam para substituirem os já veteranos TA-4s que são usados ​​até mesmo para tarefas de treinamento avançado dos pilotos israelenses.

yourfile

Em julho de 2012 os governos de Israel e da Itália assinaram um acordo para a aquisição de 30 aeronaves M-346 de treinamento avançado, fabricado pela Alenia Aermacchi uma subsidiária da Finmeccanica,  pela Força Aérea israelense. 

m346_il

Como parte do acordo, a Força Aérea Italiana adquiriu aeronaves de alerta antecipado Gulfstream G550 CAEW da empresa Israel Aerospace Industries (IAI). 

RSAF_Gulfstream_IAI_G550_CAEW_(Conformal_Airborne_Early_Warning)

Este acordo também incluiu o treinamento em simuladores, tarefa que será executada pela empresa israelense TOR Advanced Flight Training, uma empresa criada pela IAI e a Elbit Systems, e que estará a cargo dos treinamentos dos pilotos  em Israel. 

O outro parceiro do contrato é a empresa americana, Honeywell que participa do programa, fornecendo os motores.

20140523_VENEGONO_M346_GBTS-1024x682

Os aviões são fabricados nas instalações da empresa Alenia em VENEGONO na Itália, onde outros 6 aviões estão prestes a ser concluídos a sua montagem, enquanto outros cinco se encontram em várias fases de fabricação.

O contrato estipula que as 30 aeronave devem ser entregues até o final de 2016.

israeli-m-346-22

O M-346 é uma aeronave de treinamento avançado que usa dois motores turbofan Honeywell F124 e controles de vôo do tipo fly-by-fogo, projetado para servir como treinador de pilotos de caça para as aeronaves de última geração. 

israeli-m-346-21

Até agora o M-346 já foi adquirido pela Itália, por Cingapura e Israel com uma carteira de pedidos até à data de 56 unidades. 

Em Israel, os treinadores foram batizados como “Lavi” e servirão como treinador avançado, evitando usar os F-16 como a última etapa do treinamento.

IAF M-346 Lavi

Fonte | Fotos: defensa