News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Internacional » Os A-400M alemães vão utilizar o sistema de defesa antimísseis J-MUSIC da Elbit

Os A-400M alemães vão utilizar o sistema de defesa antimísseis J-MUSIC da Elbit

Diversos
Por

A400

A empresa alemã Diehl e a Elbit Systems de Israel assinaram um acordo de cooperação para equipar as aeronaves de transporte A400M da Bundeswehr com o sistema de auto-proteção contra mísseis guiados por infravermelhos J-MUSIC.

Desta forma, a série dos A400M alemães “Atlas” será a primeira a ser equipada com um sistema de contramedidas infravermelhas direcionadas.

A400arte

O acordo inclui a instalação dos J-MUSIC (Multi-spectral Infrared Countermeasure) da Elbit Systems numa torre orientável oferecendo uma cobertura de 360 graus à aeronave.

O dispositivo J-Music emprega um laser de fibra para perturbar o sistema de orientação de mísseis infravermelhos que foram detectados e localizados pelo sistema de alerta.

A400M-feat

Várias versões deste sistema tem sido instaladas em uma série de grandes aeronaves militares, como o C-130J Hercules, e o C-27J, estando prevista para instalação no KC-390 da Embraer.

Neste momento, o A400M conta com um equipamento de proteção formado por alertadores radar e infravermelho e dispensador de contramedidas, mas adoção de um sistema de defesa moderno vai aumentar o nível de proteção da aeronave.

j_music_system

Este sistema é particularmente útil no pouso e decolagem, quando a aeronave é mais vulnerável a mísseis guiados por infravermelhos portáteis que podem estar eventualmente, nas mãos de insurgentes ou terroristas.

c_music_sc

E bom lembrar que o A400M é capaz de realizar missões de transporte nas quais pode operar muito perto da zona de combate, usando pistas de terra ou outro tipo de pista pouco preparada.

Fonte | Fotos: defensa