News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Internacional » Russia anuncia que irá fazer patrulhas aéreas até o Caribe e Golfo do México

Russia anuncia que irá fazer patrulhas aéreas até o Caribe e Golfo do México

Diversos
Por

Tu 95

Em uma decisão que reflete as tensões com o Ocidente devido às disputas com a Ucrânia, a Russia anunciou nesta quarta (12) que bombardeiros de longo alcance farão missões de patrulha regulares do oceano Ártico ao Caribe e ao golfo do México. A medida vem logo após a Otan acusar Moscou de enviar mais tropas e tanques para a Ucrânia, o que foi negado pela Rússia.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que as tensões com o Ocidente também exigirão que o país reforce suas posições na península da Crimeia, no mar Negro. A região foi anexada pela Rússia em março. O ministro disse que os bombardeiros de longo alcance vão fazer voos ao longo das fronteiras da Rússia e sobre o oceano Ártico.

“Na atual situação, temos de manter a presença militar no oeste do Atlântico e no leste do Pacífico, bem como no Caribe e no golfo do México”.O aumento da duração dos voos exigirá esforços de manutenção, e o governo já deu diretivas às indústrias. Bombardeiros russos com capacidade nuclear faziam patrulhas regulares em todo o Atlântico e o Pacífico durante a Guerra Fria.

Mas a prática foi abolida com a crise da era pós-soviética, com Vladimir Putin, as patrulhas com bombardeiros foram retomadas e se tornaram mais frequentes nas últimas semanas, quando a Otan relatou um aumento desses voos sobre os mares Negro, Báltico e do Norte.

Tu 95.2

PORTOS E BASES

No início deste ano, Shoigu disse que a Rússia planejava ampliar sua presença militar em todo o mundo,o país buscou permissão para que navios da Marinha usem portos na América Latina, na Ásia e em outros lugares para manutenção.

A Rússia também estaria conversando com alguns países para que os seus bombardeiros de longo alcance possam usar suas bases para se reabastecer. Em Sófia, na Bulgária, o comandante em chefe da Otan, Philip Breedlove, afirmou que tropas russas entraram no leste da Ucrânia,”Vimos colunas de equipamentos, tanques, sistemas de defesa antiaérea, artilharia e tropas de combate entrarem na Ucrânia”, disse em Sófia.

Frota russa do Mar Negro retoma presença no Mar Mediterrâneo

Quase simultaneamente, o ministro ucraniano de Defesa, Stepan Poltorak, informou, em reunião do governo, que seu país já se prepara para combater russos e separatistas no leste do país,”Observamos um reforço dos grupos terroristas e dos militares russos. Observamos também seus movimentos, sabemos onde estão. Nossa tarefa principal é nos prepararmos para o combate”, afirmou.

Ainda nesta quarta, em conversa telefônica com o secretário de Estado americano, John Kerry, o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, pediu um diálogo direto entre os separatistas e o governo ucraniano. Ele quer que seja respeitado o cessar-fogo acordado entre as partes em setembro.

Fonte | Fotos: folhadesaopaulo