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Internacional

Yak-130 deve aumentar participação no mercado externo

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As capacidades do Yak-130 não são limitadas a missões de treinamento Foto  Ramil Sítdikov RIA Nóvosti

Moscou planeja ampliar a representação no mercado global do seu mais novo avião de treinamento, o Yak-130. De acordo com o chefe de exportação de tecnologia de aviação e equipamentos especiais da Rosoboronexport (empresa estatal russa responsável pelas vendas de equipamento militar ao exterior), Serguêi Kornev, se trata de um dos melhores aviões de treinamento do mundo capaz de ser usado também como avião de ataque leve.

Simples e eficaz

O Yak-130 é uma das principais esperanças da aviação militar russa. Os especialistas do país começaram a desenhar o principal avião de treinamento militar, capaz de imitar voos de todos os tipos de caças contemporâneos, nos anos 80. No entanto, após o colapso da União Soviética, o projeto foi congelado.

De acordo com os especialistas que participaram da criação do avião, as forças armadas russas não tiveram dinheiro para adquirir novas tecnologias modernas, e em meados da década de 90, o projeto foi recuperado através de um acordo com a empresa italiana Aermacchi, que participou da produção e distribuição do avião Yak-130-AM.

Os italianos foram responsáveis pela fabricação de equipamentos e pela distribuição do produto no mercado internacional. Mais tarde os italianos abandonaram o projeto e fabricaram o seu próprio avião М-346.

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Na Força Aérea, o Yak-130 é conhecido como o “iPhone voador”: eficaz, simples e completamente personalizável para as necessidades de cada cenário de utilização do mesmo. “Eu nunca tinha visto um avião tão simples e eficaz como esse”, diz o ex-comandante-chefe das Forças Aéreas da Russia Vladímir Mikháilov. O avião pode ser reprogramado durante o vôo para realizar o treinamento de pilotos em várias condições climáticas.

Se o piloto está se preparando para pilotar um moderno Su-30, o Yak-130 pode alterar as suas caraterísticas de vôo e ficar parecido com o modelo. O avião é altamente seguro e previsível tanto para seus alunos como para os instrutores. Se o piloto perder o controle do avião, o instrutor pode aterrissar o avião, mesmo que ele esteja no solo, por sinal de rádio.

O Yak-130 é capaz de voar com segurança em ângulos de ataque de até 40 graus, com uma velocidade variável entre 200 à 800 Km/h. Atualmente, não há nenhum outro avião de treinamento que oferece uma gama de possibilidades tão completa.

Mais do que um avião de treinamento

As capacidades do Yak-130 não são limitadas a missões de treinamento, ele pode se tornar um caça de ataque leve. O Yak-130 tem nove pontos de suspensão: seis sob as asas, dois pontos terminais e um sob a fuselagem, com capacidade para até 3 mil quilos de carga militar (mísseis ar-ar, ar-superfície, bombas aéreas e bombas de fragmentação).

Yak-130_-_FIA_2012

De acordo com especialistas da Força Aérea da Russia, o uso do Yak-130 nas missões locais, como a destruição de acampamentos de terroristas, defesa de fronteiras ou luta contra o tráfico de drogas, é mais barato do que o uso dos caças F-35 ou Su-30.

Além disso, esse modelo da Yakovlev pode aterrissar em qualquer lugar, ou seja em um aeroporto com pistas de concreto ou de cascalho. Isso permite que o avião esteja junto nas regiões onde as operações militares estão ocorrendo, mesmo sem aeroportos especializados.

Expectativas de exportação

Os russos começaram a exportar o Yak-130 há pouco tempo. De acordo com o ultimo contrato assinado com o Ministério da Defesa da Russia, a fabricante de aviões Irkut deve entregar 70 aviões a Força Aérea antes de começar a exportação.

Yak-130

A Argélia se tornou o primeiro país a comprar o Yak-130 adquirindo 16 aeronaves. Mais tarde, foram assinados contratos para o fornecimento de 36 aviões para a Síria, 26 para Bangladesh e 4 para a Bielorrússia.

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