News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Marinha » DAerM coordenou demonstração de VANT na BAeNSPA

DAerM coordenou demonstração de VANT na BAeNSPA

Marinha
Por

photo3E-800_600

No período de 04 a 14 de novembro de 2013, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) coordenou o planejamento, junto ao Comando da Força Aeronaval, ao Departamento de Polícia Federal (DPF) e à Empresa Israel Aircraft Industries Ltd., da demonstração do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) Heron.

Para a realização do evento, a DAerM teve significativo apoio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), com a cessão de suas instalações e a utilização do espaço aéreo sob seu controle. Também contribuiu para o desenvolvimento da demonstração, a assistência prestada pela Força Aérea Brasileira (FAB), particularmente daqueles órgãos ligados ao controle do espaço aéreo.

O SARP Heron é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de Média Altitude e Longa Permanência (MALE), classificado como um VANT Categoria 4, na Padronização estabelecida pelo Grupo de Trabalho (GT-8), coordenado pelo Ministério da Defesa. Nesta configuração, o Heron é capaz de realizar voos de até 18 horas de duração, possuindo um alcance efetivo do link de 1.000km, quando controlado via satélite e 250 Km, quando operando por linha de visada.

A utilização do SARP Heron poderá contribuir para o emprego efetivo e eficiente do Poder Naval, especialmente em missões de Vigilância e Controle de Tráfego Marítimo; Esclarecimento e Apoio às Operações de Patrulha Naval; e Busca e Salvamento (SAR).

Em virtude de sua elevada autonomia e capacidade de transmissão de dados por link, o emprego combinado do SARP Heron com os meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais pode garantir a presença da Marinha do Brasil nas áreas estratégicas do Atlântico Sul e incrementar a capacidade de monitoramento e controle da superfície do mar a partir do espaço, cumprindo assim um dos objetivos estratégicos da Marinha previstos na Estratégia Nacional de Defesa e contribuindo para o sucesso da implementação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul(SisGAAz).

Fonte | Fotos: ccsm

Tags: - - - -