News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Marinha » Grupo–Tarefa da Flotilha do Amazonas realiza procedimento “VERTREP” com aeronave embarcada

Grupo–Tarefa da Flotilha do Amazonas realiza procedimento “VERTREP” com aeronave embarcada

Marinha
Por

Grupo–Tarefa

Um Grupo Tarefa (GT) da Flotilha do Amazonas realizou, no dia 17 de julho, exercícios operativos preparatórios para a Operação “BRACOLPER”, com destaque para o procedimento “VERTREP” (transporte de carga externa), realizado por uma aeronave Esquilo do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), meio orgânico do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares”.

O GT, comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum de Oliveira Santos, foi composto pelos NPaFlu “Raposo Tavares” e “Roraima” e pelo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”.

Durante o exercício, três tambores de combustível de aviação foram transportados para o abrigo do EsqdHU-3, localizado no município Santo Antônio do Içá, no Rio Solimões, no Amazonas, por meio de um cabo de aço acoplado à aeronave. Tal medida permite o aumento do raio de ação das aeronaves do EsqdHU-3, capacitando-as, portanto, a atingir regiões mais distantes do cenário amazônico.

Na oportunidade, os militares que cursaram o adestramento de Equipe de Manobra, além de apoiarem as decolagens e os pousos, aproveitaram para realizar adestramentos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo, tanto no NAsH “Carlos Chagas” quanto no NPaFlu “Raposo Tavares”.

Fonte | Fotos: ccsm