News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Marinha » Navios do Comando da Flotilha do Amazonas suspendem para a Operação “BRACOLPER 2014”

Navios do Comando da Flotilha do Amazonas suspendem para a Operação “BRACOLPER 2014”

Marinha
Por

CMG Blum

No dia 10 de julho, os navios subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM), sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum de Oliveira Santos, suspenderam do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, para  realizar a Operação “BRACOLPER 2014”.

Navio patrulha Roraima

A Operação acontece há 40 anos e tem o propósito de incrementar o nível de treinamento, interoperabilidade e integração das unidades fluviais e aeronavais do Brasil, da Colômbia e do Peru, estabelecendo uma frente unida e fortalecida na luta contra os crimes e as novas ameaças transnacionais, que se desenvolvem nas áreas comuns da tríplice fronteira. Permite, ainda, o estreitamento dos laços de amizade e fraternidade entre os três países.

Navio patrulha Raposo Tavares

A Operação está dividida em três fases: a primeira desenvolve-se com a navegação desde os portos de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil, até o porto de Iquitos, no Peru; a segunda, do porto de Iquitos até os portos de Letícia e Tabatinga; e a terceira, desde a Tríplice Fronteira até o porto de Manaus, retornando aos portos de Letícia e Tabatinga.

ComFlotAM

Neste ano, a Flotilha do Amazonas empregou os seguintes navios: Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Roraima”; e o Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”;  bem como uma aeronave embarcada que, a partir do dia 24 de julho, executará exercícios navais conjuntos/combinados nas águas dos Rios Solimões e Amazonas, abrangendo a região amazônica dos três países.

U19

Fonte | Fotos: ccsm