News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Marinha » Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha realiza VSA no EsqdHU-3

Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha realiza VSA no EsqdHU-3

Marinha
Por

EsqdHU-3

Foi realizada, no período de 2 a 6 de junho de 2014, a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3), em Manaus (AM).

A VSA é uma atividade que tem por finalidade identificar perigos na atividade aérea, propor recomendações de segurança com intuito de reduzir os riscos envolvidos e definir se a Organização Militar está em condições satisfatórias para conduzir ou apoiar atividades aéreas com segurança.

A VSA do EsqdHU-3 reveste-se de especial importância dadas as condições peculiares de operação, que compreende primariamente as áreas sob jurisdição do 4º e do 9º Distritos Navais, compostos em sua maior parte na selva Amazônica.

O Esquadrão opera a partir de Navios Patrulhas Classe “Pedro Teixeira”, Navios de Assistência Hospitalar Classe “Oswaldo Cruz” e também, de forma isolada, com Destacamentos Aéreos (DAe), que, às vezes, atuam por longos períodos de afastamento de sua base.

esqhu3_01

A comitiva contou com a presença do Chefe do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, que foi assessorado por Oficiais da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, da Diretoria-Geral do Material da Marinha, da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e do Centro de Perícias Médicas da Marinha. O Esquadrão HU-3 é subordinado ao Comando do 9° Distrito Naval e a VSA foi considerada satisfatória.

Também foram conduzidas a VSA na Policlínica Naval de Manaus e uma Visita de Padronização da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) daquele Distrito, tendo ambas também obtido resultado satisfatório.

Fonte | Fotos: ccsm