News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Friday, 19 de April de 2024
Home » Ministério da Defesa » Oficiais da FAB e do EB ministram palestras institucionais durante a Operação “Bracolper 2014”

Oficiais da FAB e do EB ministram palestras institucionais durante a Operação “Bracolper 2014”

Ministério da Defesa
Por

Operação “Bracolper 2014”

Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro (EB) ministraram, nos dias 17 e 18 de julho, palestras institucionais nos Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) “Raposo Tavares” e “Roraima”, e no Navio de Assistência Hospitalar (NasH) “Carlos Chagas”, que participam da Operação “Bracolper 2014”.

Na ocasião, o Comandante do Batalhão de Infantaria Aerodefesa, da FAB, Tenente Coronel Alexandre Okada, e o Oficial de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA), Major Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, que estavam embarcados no NAsH “Carlos Chagas”, conheceram a estrutura dos navios, seus compartimentos e suas atuações operativas.

Durante as palestras, o Ten. Cel Okada explanou sobre os aspectos relacionados à atuação do Poder Espacial na Amazônia Ocidental, seu histórico, missão e estrutura; a articulação e a presença da FAB na região amazônica; além de demonstrar os fatores de logística, apoio aéreo, operacionais e humanitários das missões.

Para apresentar a atuação do CMA, o Major Bitencourt, do EB, apresentou aos Oficiais a área de atuação e a estrutura do CMA, contextualizado os grandes problemas encontrados na faixa de fronteira: ameaças externas, questões indígenas, ambientais e fundiárias.

A palestra englobou, ainda, as principais operações realizadas no âmbito do CMA, os aspectos relacionados ao transporte terrestre, apoio da aviação do exército, suprimento, manutenção e saúde.

Fonte | Fotos: ccsm