• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Mercado & Indústria

A Rosoboronexport planeja criar “Cidades Seguras” na América Latina

Por Anderson Gabino      |     29/07/2014 às 9:28

Russian-Rosoboronexport-Massive-Leak

A “Rosoboronexport”, sendo parte integrante da Corporação Estatal RosTec, está preparando várias propostas aos países da América Latina em desenvolvimento, de programas integrados de garantia da segurança dos Estados, grandes centros administrativos, cidades, fronteiras nacionais e instalações de particular importância.

A componente chave do conceito proposto aos parceiros latino-americanos é um Sistema intelectual multinível denominado “Cidade Segura”. Trata-se do Sistema integrado de monitoramento e controle de forças e meio sem tempo real que aumenta substancialmente a eficiência da ação dos serviços operacionais em todas as etapas da sua atividade rotineira, desde a previsão e alerta de situações adversas até a localização e eliminação destas.

A “Rosoboronexport” igualmente propõe diferentes equipamentos especiais, armamento e meios técnicos para as forças de ordem pública e forças especiais, equipamentos de detecção e inspeção, entre outros, inclusive os necessários na realização de eventos de massa.

A Russia possui grande experiência e dispõe de meios técnicos indispensáveis para a construção de “Cidade Segura”. Um brilhante exemplo da sua capacidade é a criação do sistema de garantia da segurança para as Olimpíadas de Inverno 2014 em Sóchi. Esta experiência pode ser aproveitada pelo Brasil no quadro de preparação para os Jogos Olímpicos de Verão 2016 no Rio de Janeiro.

A recente visita do Presidente da Russia Vladimir Putin a uma série de países da Região, bem como as negociações no âmbito da cúpula do BRICS no Brasil demonstraram o interesse dos países em incrementar a Cooperação Técnico-Militar com a Rússia, especialmente nos domínios da cooperação técnico-científica e industrial.

Em particular, a Presidente do Brasil Dilma Rousseff, em entrevista coletiva após a reunião com Vladimir Putin, expressou sua esperança que “os nossos países vão consolidar as relações nos setores de energia, defesa, ciência e técnica, entre outros”.

Os projetos de envergadura da “Cidade Segura” realizados em cooperação com as companhias nacionais, além de oferecer maior eficiência no combate a ameaças terroristas, criminalidade e imigração ilegal, permitirão dar um novo impulso ao atual desenvolvimento dinâmico da cooperação econômica e técnico-militar entre a Rússia e os países da América Latina.

A Rosoboronexport é a única, na Federação da Rússia, organização estatal especializada em exportação de toda a variedade de produtos, serviços e tecnologias de defesa e de destinação dupla; faz parte da corporação Rostec. A empresa é uma das líderes no mercado de armas internacional.

À companhia cabe a cota de mais de 80% da exportação do material de guerra  russo. A Rosoboronexport coopera com mais de 700 empresas e organizações do complexo industrial de defesa da Rússia. A geografia da cooperação técnico-militar da Rússia abrange mais de 70 países.

A Rostec é a corporação russa fundada em 2007 com o objetivo de contribuir para elaboração, produção e exportação de produtos de altas tecnologias de destinação civil e militar.

Fazem parte da corporação 663 organizações que formam atualmente 8 companhias de holding no complexo industrial de defesa, e 5 companhias em setores industriais civis. As estruturas da Rostec estão colocadas em 60 entidades territoriais da Federação da Rússia, e fornecem produtos aos mercados de mais de 70 países do mundo.

,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.