• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Mercado & Indústria

Especialistas internacionais dizem que o Gripen NG já será um caça de 6ª geração

Por Anderson Gabino      |     19/11/2014 às 13:40

gripen ng GDE

Por Sheila Faria

O Gripen NG que vai ser desenvolvido pela Suécia em parceria com a transferência de tecnologia para o Brasil, já é considerado o caça mais avançado. A Saab evita confirmar, mas especialistas internacionais afirmam que o Gripen NG será o primeiro caça de 6ª geração do planeta.

No Brasil, fontes classificam o caça como intermediária entre a 4ª e a 5ª geração, esta classificação é indicada pelo nível de tecnologias usadas na aeronave. Quanto maior for a capacidade de não ser detectado por radar (ser invisível) maior é a geração do caça. Independente da geração, o Gripen NG já é considerado acima da média dos caças.

Gripen-C-cockpit

Avaliação

“Um grande salto tecnológico que aconteceu na história recente da aviação de caça foi o das aeronaves F-5E para os F-5 M (modernizados). Apesar de alguns novos conceitos já terem sido experimentados pela aeronave AMX, os novos sistemas de armamento e gerência do cenário de combate que os aviônicos modernos desses aviões permitem fazer toda a diferença, porque mantêm um alto nível de consciência do ambiente de combate, e que é riquíssimo de informações a serem interpretadas. O Gripen certamente faz isso tudo e muito mais”, revelou em Linköping o major da FAB, Bruno Pedra .

Segundo ele além dessas vantagens, o Gripen NG vai incorporar performance de última geração. “Muitas outras características tecnológicas estarão presentes na nova aeronave, lembrando que o Brasil dessa vez, é co-desenvolvedor numa parceria que está só começando”, disse o major.

el avin de pruebas gripen ng saab

“O diferencial que pude constatar na fabricação sueca é a mentalidade sobre a gerência das informações. Em conversa com um dos pilotos de teste do Gripen, houve a explicação de que somente aquilo que realmente interessa ao piloto, deve ser disponibilizado”, afirmou.

FONTE : O Vale

, , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.