• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Mercado & Indústria

Helibrás inicia construção do Centro de Formação e Simulação para operadores de EC 725/EC 225 no Brasil

Por Anderson Gabino      |     17/10/2014 às 10:46

indra_ec225_sim_v2

A empresa Helibrás iniciou este mês a construção do seu centro de formação e simulação (CTS) para os operadores de aeronaves EC225 e EC725 no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do contrato da empresa com o Ministério da Defesa do Brasil para o fornecimento dos helicópteros EC725 para as Forças Armadas, como parte do treinamento e suporte.

O centro deverá estar pronto para operação no primeiro semestre de 2015, ele vai abrigar um dispositivo state-of-the-ar (simulador de treinamento de vôo – FFS / FTD) que será capaz de realizar simulações tanto para as aeronaves na versão EC725 (militar) e para as das versões EC225 (civil).

Esta dupla qualificação de equipamento foi aprovado para uso pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), após uma série de avaliações. A escolha do Rio de Janeiro para a construção do novo CTS foi devido à proximidade da capital com os clientes da area militar e offshore, que operam ambas as versões do helicóptero, bem como o seu acesso fácil para os aeroportos nacionais e internacionais de Santos Dumont e Tom Jobim respectivamente.

Além de beneficiar o treinamento para as operações militares com o EC725, a disponibilidade do simulador no Brasil vai oferecer uma qualificação adicional significativa para os pilotos no segmento offshore que operam o EC225, que hoje em dia dependem exclusivamente da formação somente no exterior. Os pilotos também irão receber treinamentos de situação de emergência, entre outros.

O simulador contém um banco de dados visual de todo o território brasileiro, especificamente desenvolvido para as operadoras brasileiras. Os treinamentos serão simulados tanto quanto possível ao mais próximo da realidade operacional, tanto para os pilotos de offshore com os EC225, ou para os pilotos militares que operam o EC725.

Este é um passo importante para a Helibrás não só porque estamos cumprindo um compromisso do contrato de aquisição das 50 aeronaves EC725, mas também porque esta etapa está alinhada com nosso objetivo de oferecer cobertura de suporte e serviços de alto nível às operadoras brasileiras, disse Flávio Pires vice-presidente de Suporte e Serviços da Helibras.

A aplicação de um centro de treinamento com simuladores de vôo completo no país, representa uma nova fase em matéria de formação de pilotos no Brasil. Hoje em dia os operadores brasileiros são obrigados a procurar este tipo de formação no exterior, principalmente na Europa e na América do Norte. Agora eles serão capazes de receber treinamento perto de suas bases operacionais e em sua língua nativa, reduzindo consideravelmente os custos e o tempo longe do trabalho, disse Pires.

FONTE : airbushelicopters.com

       |        TAGs: , , , , ,

Recomendados para você

Comentários

FOTOS

mg_0884

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

musal-portoes-abertos-2015-14

“Portões Abertos 2015″ do Museu Aeroespacial

svqvq-copy

Voando com o Esquadrão Adelphi

SOCIAL

©Copyright 2014-2015 - MIG20 Publicações. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.