• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Segurança Pública

Grupamento Aeromóvel da PMERJ recebe nova aeronave da Helibras

Por Rafael Sayão      |     14/02/2014 às 18:48

Entrega de equipamento para o Grupamento Aeromóvel

No último dia 12 de fevereiro, foi realizada uma cerimônia de entrega de uma nova aeronave e equipamentos de última geração ao Grupamento Aeromóvel da PMERJ. A partir do dia 12 de fevereio de 2014, o Grupamento passa a contar com 07 aeronaves sendo 05 esquilos, 01 Bell Heuy UH-IH- II (Heuey II) Blindado e 01 SCHWEIZER, para formação dos pilotos.

Com vistas a atender às necessidades Operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro da Secretaria de Estado do Ambiente, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), entre outros.

Tudo graças aos recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Segurança Pública e do Instituto Estadual do Ambiente dando início ao projeto que visa equipar as Forças Públicas visando a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A Plataforma de Observação Elevada (POE) presta-se especialmente a possibilitar as entidades de segurança pública e defesa civil condições de visibilidade privilegiada, em patamar elevado, de onde será possível estabelecer perímetro de observação amplo, facilitando a rápida identificação de ações criminosas ou perturbações, possibilitando a pronta intervenção dos agentes públicos na cena de ação. Especificamente a do GAM foi especialmente modificada pela PMERJ, criando novas funcionalidades, receber as imagens da Aeronave de forma a ser peça chave nas Operações, servindo de Centro de Comando e Controle Móvel, bem como de ser o Centro de Coordenação das equipes aéreas de resgate via rádio, em áreas remotas em calamidade.

A Unidade de Abastecimento Móvel (UAM), um caminhão tanque com a capacidade de 6000 litros(pouco mais de 10 tanques de esquilo) provido de um sistema de abastecimento direto, que possibilita maior autonomia para as operações fora da Capital e possibilitando maior eficiência das missões policiais, ambientais e calamidade pública. Também é utilizado para fornecer a logística para a continuidade das operações e transportar o mecânico de aeronaves para o local.

Um exemplo a ser considerado:  Em 2010 houve o desabamento em Ilha Grande, o helicóptero precisava de 90 minutos regressar ao Rio para abastecer e retornar ao local do evento, com s UAM se deslocando para Angra ponto mais próximo e seguro, em apenas 10 minutos a aeronave abasteceria e regressaria para continuar a missão.(fotos em anexo).

O novo helicóptero Fênix 07 modelo AS350 B3E é o mais potente e primeiro “Esquilo” da frota a contar com a moderna aviônica integrada Garmin G500, que dispõe de visão sintética do terreno, moving map integrado, além de agregar dois displays MFD (Multy Function Display) que fornecem informações de atitude, velocidade no ar, altitude, velocidade vertical, razão de descida e HSI, bem como todas as informações do motor, permitindo que as informações essenciais sejam exibidas de forma concentrada sobre a situação de voo e sistemas, reduzindo o tempo em varreduras no painel, tudo dentro do conceito “glass cockpit”, para a gestão do voo. Isso aumenta a consciência situacional do piloto, uma vez que simplifica a operação das aeronaves e de navegação. Na verdade essa é a segunda aeronave com conceito de painel “glass cockpit” do GAM, o primeiro foi um Bell Huey II (PR-COE) “Fênix 05” adquirido em 2010. A aeronave ainda conta novos bancos com absorção de energia oferecem proteção do tipo anti-crash, permitem ajuste longitudinal e de altura, proporcionando melhor campo visual para os pilotos.

, , , ,

Recomendados para você

Comentários

GALERIA

Base Aérea de Santa Cruz abre suas portas em evento festivo

“Portões Abertos 2015” do Museu Aeroespacial

Voando com o Esquadrão Adelphi




©Copyright 2017 - Comandos Editorial. Todos os direitos reservados.

É expressamente proíbida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, sendo os infratores indiciados com base na Lei nº 9.610 de 19/02/1998.

Operacional Magazine: proud to be Brazilian.