News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Eventos » Primeiro Fennec da Helibras operado pelo Exército é reintegrado à Força modernizado

Primeiro Fennec da Helibras operado pelo Exército é reintegrado à Força modernizado

Diversos
Por

Fennec 1001_ Helibras Divulgação

A Helibras entregará ao Exército durante a LAAD mais uma unidade modernizada do Fennec. O helicóptero foi o primeiro AS550 a ser operado pela Força, em 1989, e será recebido pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, no primeiro dia da LAAD – Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece no Rio de Janeiro até 17 de abril.

Batizada de 1001, a aeronave passou pelo programa de modernização que vai garantir, após duas décadas em atividades, uma atuação de alta performance por mais 25 anos. O programa envolve os 36 helicópteros desse modelo da frota da Aviação do Exército (AvEx), atualmente em execução na fábrica da Helibras em Itajubá (MG).

A unidade modernizada, que ficará em exposição no estande da Helibras durante a Feira, possui novo glass cockpit, piloto automático de dois eixos, novos sistemas de comunicação e navegação, sistema de back up digital, compatibilização da iluminação interna e externa com óculos de visão noturna, bancos com absorção de energia e ajuste em altura, proteção balística, novos braços, suporte para armamento e degraus alongados. Para oferecer melhor suporte e apoio à frota após a modernização, parte dos itens incorporados à aeronave foi produzida no Brasil ou oferece assistência técnica local para o operador.

O programa de modernização dos helicópteros da AvEx, que abrange os modelos Fennec e Pantera, poderá ser estendido agora também aos Cougar da Força. A Helibras possui novas soluções para modernizar o glass cockpit desses modelos com o objetivo de integrar a frota e padronizar seus sistemas.

“Os helicópteros Cougar continuarão a participar das missões das Forças juntamente com os novos H225M, por isso a proposta da Helibras é oferecer melhorias na comunicação das aeronaves possibilitando que trabalhem com sistemas correspondentes e modernos, assim como fizemos com o Fennec e Pantera, que possuem tecnologias parecidas auxiliando num trabalho uniforme e eficaz”, explica François Arnaud, vice-presidente Comercial e Marketing da Helibras.

FONTE : CCE

Fonte | Fotos: operacional