News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Tuesday, 23 de April de 2024
Home » Exército » Estágio Tático de Pelotão de Exploradores realiza Exercício de Reconhecimento

Estágio Tático de Pelotão de Exploradores realiza Exercício de Reconhecimento

Exército
Por
exp0263.jpg

O Pelotão de Exploradores (Pel Exp) é orgânico dos Batalhões de Infantaria Blindados, dos Regimentos de Cavalaria Blindados e dos Regimentos de Carros de Combate. O Pel Exp é composto por Grupos de Exploradores que utilizam Viaturas Táticas Leves Marruá ou Land Rover, dotados de metralhadoras 7,62mm MAG e tem por atribuição principal realizar missões de Reconhecimento e Segurança em proveito das Forças Tarefa (FT) Unidade Blindada. Este pelotão passou a fazer parte da estrutura das OM Bld a partir da segunda metade da década de 1990 e o Centro General Walter Pires realiza o estágio desde 2004, ainda no Rio de Janeiro.

exp0263.jpg

O exercício teve início com a emissão da ordem pelo Comandante de Pelotão, utilizando o caixão de areia e quadros previamente preparados, nos quais estavam expostos todos os detalhes da operação. Por ser uma missão realizada descentralizadamente, o planejamento e as ordens devem ser centralizadas. Descentralização é a essência no cumprimento das missões desta fração.

exp0394.jpg

Em seguida, o Pelotão seguiu para o Campo de Instrução de Santa Maria, onde havia incidentes como reconhecimento de ponte, de bosque e de itinerário. Em determinados momentos, o inimigo atuava, tentando impedir o cumprimento da missão e ao Comandante cabia executar corretamente as ações no contato, como: desdobrar e informar, esclarecer a situação, adotar uma linha de ação e informá-la ao escalão superior.

exp0403.jpg

Durante todo o exercício, os instrutores do CI Bld observam e orientam quanto a execução das tarefas. Os alunos são oriundos das Armas de Cavalaria e Infantaria, além de um oficial e um sargento do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, o que permite uma importante troca de conhecimentos.

exp0420.jpgexp0385.jpgexp0350.jpgexp0360.jpg

FONTE : Centro de Instrução de Blindados

Fonte | Fotos: operacional