News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Saturday, 20 de April de 2024
Home » Exército » Exército Brasileiro irá receber mais um lote de itens do sistema RBS 70

Exército Brasileiro irá receber mais um lote de itens do sistema RBS 70

Exército
Por

RBS-70-e-Gepard-2

Os últimos itens, associados aos sistemas portáteis de defesa antiaérea RBS 70 comprados no início de 2014, pelo Comando Logístico (COLOG) por intermédio da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) junto à empresa SAAB Dynamics chegarão ao Brasil no início de Março de 2015.

Um grupo de militares do Exército Brasileiro encontram-se na Suécia para proceder aos testes de aceitação na sede da fábrica ,dos elementos que incorporarão o último lote. Foi recebido um primeiro lote em Março de 2014 e um segundo em Novembro de 2014. A entrega dos sistemas estavam inicialmente previstos para ser efetuada em dois lotes.

COAAe.4

Este terceiro lote é composto por equipamentos de visão noturna, simuladores e equipamentos de manutenção do sistema, dentre os quais se destacam uma bancada de teste, que ficará sediado  no recém criado Batalhão de Manutenção e Suprimento de Artilharia Antiaérea, localizado na cidade de Osasco, no estado de São Paulo.

O Exército Brasileiro adquiriu 16 unidades de lançamento, vários mísseis MK II, serviços de treino, simuladores, dispositivos de visão noturna, baterias, documentações técnicas, sobressalentes, itens logísticos para manutenção do sistema e equipamentos do sistema. O RBS 70 irá armar os grupos de artilharia antiaérea orgânicos da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) e a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe).

rbs 70

Outras aquisições estão previstas no escopo e no cronograma do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (PEE DAAe). O PEE DAAe possui mais de 5.000 requisitos para a integração, desde o menor escalão de defesa antiaérea até ao nível de brigada.

O sistema de armas RBS 70 está integrado à uma unidade de controle de operações antiaéreas COAAe (Centro de Operação de Artilharia Antiaérea) e ao sistema de radar móvel de baixa assinatura tridimensional SABER M60 que oferece um alcance máximo de 60km à 75km com o emprego de um sistema de identificação amigo ou inimigo. Ambos foram desenvolvidos pela BRADAR Indústria (empresa do grupo Embraer Defesa e Segurança) e pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

COAAe

O sistema COAAe compreende uma cabine S-788 BR da RFCom Sistemas, montado em uma viatura de alta-mobilidade Agrale Marruá. O COAAe recorre ainda a um mastro telescópico da empresa The Will-Burt Company; antenas, computador pessoal e outros equipamentos informáticos; dispositivo altofalantes; rádios Harris RF Communications Falcon III; painel externo de energia e de conexões de dados; sistema de climatização; consoles para dois operadores e gerador alimentado por energia elétrica interna ou externa. A transmissão de dados é realizada através do protocolo ASTERIX.

COAAe.3

Hoje a defesa antiaérea no exército é garantida por sistemas de mísseis Igla-S, peças rebocaveis de 40mm L/70 e de 35mm GDF-001 e de sistemas autopropulsados Gepard 1A2. Os últimos 13 das 34 viaturas Gepard 1A2 adquiridas da Alemã BAAINBw (Bundesamt für Ausrüstung, Informationstechnik und Nutzung der Bundeswehr) em Maio de 2013 e equipamentos associados chegarão ao Brasil até Julho de 2015 em dois lotes.

Os Gepard 1A2 serão distribuídos pela EsACosAAe com duas viaturas, 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP) com 16 e 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (11ª Bia AAAe AP) também com 16.  O futuro deverá trazer a celebração de um novo contrato entre o COLOG e a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) de apoio logístico integrado para que o sistema Gepard 1A2 permaneça operativo durante o ciclo de vida previsto.

Gepard2

Fonte | Fotos: defensa