News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Thursday, 25 de April de 2024
Home » Exército » Nota de Falecimento do Cap QAO R1 Ly Adorno de Carvalho

Nota de Falecimento do Cap QAO R1 Ly Adorno de Carvalho

Exército
Por

breve2

O Cap QAO R1 Ly Adorno foi sepultado no dia 22 FEV 15 no Cemitério Parque da Paz em Vitória – ES. Naquela ocasião a Bda Inf Pqdt prestou uma última e justa homenagem a esse pioneiro da atividade aeroterrestre que tanto contribuiu para a operacionalidade desta Grande Unidade. LY ADORNO, descanse em paz na Zona de Lançamento Celestial.

Guarda Ly Adorno.3

Filho de Emílio Soares Adorno e da Sra Sanchinha Carvalho, o Cap QAO R1 LY ADORNO nasceu em 07 de agosto de 1928, na cidade do BALIZA- GO. Sua iniciação militar ocorreu em 24 Mar 1948, quando foi incorporado no 17o Batalhão de Caçadores, sediado em Corumbá(MS).

Deu início à sua jornada aeroterrestre em 1951 no Curso Básico Pára-quedista, formando-se Pqdt com o nº 5503. Em 1953, concluiu com aproveitamento o Curso de Mestre de Salto e o Curso de Precursor. No ano de 1958, concluiu com aproveitamento o Curso de Forças Especiais com o nº 015.

foto_pioneiro2

Durante sua brilhante carreira teve as seguintes promoções: Cabo 30 Ago 1948; 3o Sargento em 10 Nov 1950 na EsSA ; 2o Sgt em 30 Dez 1953 e 1o Sgt em 31 Dez 1958, ambas no NuDAet ; Subten em 31 Dez 1969; 2o Ten 25 em Ago 1966; 1o Ten em 25 Abr 1970 e Cap 25 Abr 1976.

Ingressou na atividade aeroterrestre em 1951, ainda Escola de Pára-quedistas, ocasião em que foi brevetado em 4 de junho do mesmo ano. Completou sua formação básica, com o Curso de Mestre-de-Salto 53/1, tornando MS número 197 e iniciando sua especialização com Curso de Precursor, no qual foi qualificado com o Nr 016.

Rigorosamente devotado às atividades peculiares da tropa paraquedista, mostrou, desde o início, todo o seu empenho e capacidade operacional nas diversas atividades da GU, superando-se para participar das instruções, principalmente, como excelente monitor dos inúmeros cursos de que participou, tanto na instrução básica como na de especialização. Nessas oportunidades deixou registrado todo seu esforço e capacidade, atributos esses, SEMPRE, notados e referenciados pelos seus superiores.

Sempre interessado em aperfeiçoar-se, juntou-se aos pioneiros do primeiro Curso de Forças Especiais, ocasião que, além de tornar-se o No 15 na especialidade, foi decisivo como um dos integrantes daquela memorável turma, quando foi necessária a participação dos próprios alunos nas missões mais arriscadas da especialidade.

foto_pioneiro3

Cabe ressaltar, também, sua destacada atuação no esporte, participando ativamente de competições de futebol, atletismo, basquetebol e outras modalidades, evidenciando em todas oportunidade seu elevado vigor físico, espírito desportivo, além de inquebrantável vontade na superação das naturais dificuldades em todas as provas em que foi chamado a participar.

Foi durante a memorável jornada vivida entre os índios do Xingu, que pôde por em prática os ensinamentos que recebeu do Sertanista Orlando Vilas Boas, quando, como monitor da instrução básica paraquedista, conseguiu orientar e contribuir para que o primeiro índio brasileiro viesse a ser brevetado, realizando o desejo do comandante da Brigada de então.

O Cap LY ADORNO foi o pioneiro no Salto Livre, realizando o primeiro lançamento livre , no dia 08 Jun 1958 , e , ainda, destacou-se como o primeiro a realizar salto equipado para o combate, em 27 Fev 1962, levado a efeito na ZL dos Afonsos, o que contribuiu para o continuado avanço da atividade de salto livre.

Por circunstâncias especiais teve que afastar-se da tropa paraquedista no ano de 1964, tendo recebido até então 46 elogios, evidenciando sua excelente carreira e capacidade profissional. Atingiu o posto de capitão em 25 Abr 1976, passando para a Reserva em 1982. É possuidor da Medalha Militar e do Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, condecorações que lhes foram outorgadas pela Assembléia Legislativa do Estado, em cerimônia realizada no dia 07 Dez 1990.

Guarda Ly Adorno

Sua devoção à causa paraquedista, foi materializada na extraordinária iniciativa ao editar, com o apoio do antigo Cmt da Bda Inf Pqdt, General GILSENO, o LIVRO “SER PARAQUEDISTA”. Naquela oportunidade destacou as atividades de seus contemporâneos e outros militares, estimulando com a consecução do propósito, a edição de novas obras de resgate da MEMÓRIA HISTÓRICA DA BRIGADA DE INFANTARIA PARAQUEDISTA.

Durante sua vida, manteve-se sempre em contato com os paraquedistas de todas as épocas, mostrando seu elevado companheirismo e causando admiração a todos aqueles que sempre reconheceram seu legado de trabalho. Neste momento de despedida, cabe ressaltar que este militar foi e sempre será uma fonte de inspiração e motivação para todos os paraquedistas. Seu legado, de conhecimento e feitos deixados, jamais será esquecido.

Guarda Ly Adorno.5

Guarda Ly Adorno.2
Guarda Ly Adorno.4

PRECEDE, GUIA E LIDERA !

FORÇA !

BRASIL ACIMA DE TUDO

FONTE : Brigada de Infantaria Paraquedista

Fonte | Fotos: operacional