News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Exército » Pela primeira vez uma mulher será Comandante de uma O.M Operacional

Pela primeira vez uma mulher será Comandante de uma O.M Operacional

Exército
Por

Major Yamar

A Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) realizou no dia 5 de fevereiro, quinta-feira, a solenidade de passagem de Comando do Hospital de Campanha “Hospital Oswaldo Cruz”, do Tenente Coronel AURÉLIO FENTANES BARROS, para a Major YAMAR EIRAS BAPTISTA.

A cerimônia marcou um grande feito na história das Forças Terrestres: a Major YAMAR se tornou a primeira mulher a Comandar uma Organização Militar de Saúde Operacional do Exército Brasileiro.

Para a nova Comandante do Hospital de Campanha (H Cmp), atingir este posto significa o ápice da sua carreira. “Quando adentrei na carreira militar como médica, em fevereiro de 1997, realizei um sonho de infância: ser soldado como meu pai. Com o decorrer dos anos, tive a oportunidade de seguir minha inclinação natural, a atividade operacional militar.

Foram-me ofertadas diversas oportunidades e neste momento, assumir o comando de uma OMS especial, representa o ápice da carreira de um oficial militar. Sinto-me cada vez mais comprometida com a instituição e com meu país”, declara a Major.

Hospital de Campanha “Hospital Oswaldo Cruz”

Criado em 1996, o Hospital de Campanha é empregado em situações de emergências, de adestramento de tropa e de assistência de saúde, em todo território nacional, com as suas unidades móveis de atendimento. Além da capacidade de se locomover com rapidez para qualquer lugar do País, o HCamp disponibiliza para a população as unidades cirúrgicas e de terapia intensiva especializadas em medicina operativa.

Os militares que trabalham nesta Unidade Militar de Saúde Operacional prestam assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade.

Em seu histórico, o HCamp já atuou em missões nacionais e internacionais como a Operação Cimento Social, Operação Dengue, Operação Palmares I, apoio de saúde na Reunião de Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), América Latina e Caribe. Recentemente, a OM participou de ações cívico-sociais no Complexo da Maré e na Praça do Canhão, no Rio de Janeiro.

O Curriculum da Major YAMAR EIRAS BAPTISTA

Nascida no dia 24 de maio de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, a Major incorporou as fileiras do Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1997. Em 1998, foi declarada 1º Tenente Médico do Exército Brasileiro.

A militar já realizou cursos no Brasil, na Alemanha, na Suíça e em Israel, além de ter desempenhado funções como a de Comandante do Destacamento de Saúde Paraquedista da Brigada de Infantaria Paraquedista, Chefe da Seção de Saúde do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, Subcomandante do Hospital de Guarnição de Florianópolis, e Chefe do Fundo de Saúde do Exército.

FONTE : CML

Fonte | Fotos: operacional