News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 17 de April de 2024
Home » Força Aérea » Caças Gripen NG virão para Anápolis afirmou o Chefe do EMAER Ten.-Brig Paes de Barros

Caças Gripen NG virão para Anápolis afirmou o Chefe do EMAER Ten.-Brig Paes de Barros

Força Aérea
Por

Brig Paes de barros.3Por Ricardo Rafael

O Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros, chefe do Estado Maior da Força Aérea Brasileira confirmou ontem que a Base Aérea de Anápolis (BAAN) será a primeira instituição militar do País a receber , a primeira remessa dos caças Gripen NG que foram comprados junto a Suécia e que devem chegar ao Brasil a partir de 2018.

O Ten.-Brig Paes de Barros que já comandou a BAAN, foi homenageado durante uma solenidade de comemoração do 43º aniversário da instituição, e em seu discurso relatou a primazia dada à Base Aérea para receber os primeiros caças confirmando o nível de organização dela, “um exemplo para a Força Aérea Brasileira em termos de organização militar”, elogiou Paes de Barros.

Certificação Gripen.2

Segundo o Brigadeiro, o Brasil ainda não assinou o contrato de financiamento da compra dos caças Gripens, limitando-se a informar que a Força Aérea está prestes a assinar o contrato. Mas lembrou no entanto, que os pilotos brasileiros que irão pilotar as novas aeronaves de combate já estão em fase de treinamento na Suécia e eles vão enraizar a doutrina desse novo Avião de Combate dentro do primeiro Grupo de Defesa Aérea.

O chefe do Estado Maior da Força Aérea não confirmou se, já foi assinada também a locação para as aeronaves Gripen C/D, as quais fariam a defesa do Planalto Central enquanto os Gripen NG não chegam e como foi amplamente anunciado recentemente pela imprensa nacional. “Não existe uma definição quanto a isso”, informou, explicando que no momento estão sendo analisados os custos dessa proposta em comparação com o uso das aeronaves F-5.

Operação-Sabre-exercício-de-combate-BVR-caças-F-5EM-taxiando-cena-2-vídeo-FAB

“Temos algumas opções e compramos algumas células de caças F-5 na Jordânia que estão sendo modernizadas na Embraer”, relatou, afirmando que neste momento está sendo verificada a relação custo-benefício entre as duas opções para cobrir o vácuo na defesa aérea até a chegada dos Gripen NG.

FONTE : O Polpular

Fonte | Fotos: operacional