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Tuesday, 16 de April de 2024
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Embraer, Airbus e Lockheed Martin podem disputar nova licitação da FAB

Força Aérea
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P-3AMSgt Batista2

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai abrir uma licitação internacional para a revitalização estrutural de nove aeronaves de patrulha marítima P-3 AM Orion. Foi apurado que a Embraer Defesa & Segurança, a europeia Airbus Defence & Space e a americana Lockheed Martin, fabricante original dos aviões estão interessadas em disputar a licitação.

A revitalização segundo informou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) prevê a compra de novas asas para os aviões. Essas aeronaves desempenham missões antissubmarino e são importantes para as atividades de busca e salvamento na costa brasileira, em função de sua grande autonomia e confiabilidade.

Na semana passada a Lockheed retomou nos Estados Unidos a produção das asas do P-3 para atender programas de revitalização das frotas do Canadá e Chile. A troca das asas dod P-3 deve dar uma sobrevida de aproximadamente 15 anos para a aeronave. Segundo o Centro de Comunicação da FAB no momento não existem planos de projetar uma aeronave própria de patrulha marítima. “A aeronave P-3 atende às necessidades operacionais da Força”, informou.

FAB_-_P-3_Orion

A expectativa da Aeronáutica é que a revitalização seja iniciada no ano que vem com a compra de asas novas. Os reparos segundo o Cecomsaer, serão realizados durante as inspeções programadas de acordo com o calendário de manutenção da frota previsto para cada aeronave. O centro explicou que não existe ainda uma definição precisa quanto aos impactos nos projetos em andamento devido aos eventuais cortes orçamentários. A Aeronáutica não revelou o valor previsto de ser aplicado no projeto do P-3.

Os aviões foram adquiridos da Marinha dos Estados Unidos e modernizados pela Airbus Defence & Space. Os primeiros P-3 modernizados chegaram ao Brasil em 2011, e a FAB investiu US$ 500 milhões neste programa. A brasileira Atech controlada pela Embraer foi uma das principais participantes do programa de transferência de tecnologia promovido pelo programa de modernização do P-3 na parte de sistemas de missão.

Fabricados na década de 60 os aviões P-3 da FAB já vinham apresentando alguns problemas estruturais que obrigaram a Aeronáutica em algumas ocasiões a interromper a operação das aeronaves por precaução.

P-3AM13

O P-3 é usado na vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal além de estar envolvido na vigilância da região do pré-sal. A aeronave apoia ainda as atividades de busca e salvamento em uma área de seis milhões de quilômetros quadrados no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.

Fonte | Fotos: valoreconomico