News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrão Puma (3º/8º) inicia atividade operacional com o helicóptero H-36 Caracal

Esquadrão Puma (3º/8º) inicia atividade operacional com o helicóptero H-36 Caracal

Força Aérea
Por

Caracal no Puma.2

O Esquadrão Puma (3º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, celebrou os 35 anos da unidade, nesta quarta-feira (09/10), com o início da atividade operacional do helicóptero H-36 Caracal.

“Hoje o Esquadrão inicia uma nova fase em sua história. O H-36 proporcionará uma extensão operacional enorme, principalmente no que se refere ao voo com NVG, sendo possível, num futuro próximo, cumprirmos todas as missões no período noturno e com elevado grau de segurança”, afirma o Comandante do Esquadrão Puma, Tenente-Coronel Eduardo Barrios.

O H-36 irá, gradativamente, substituir o H-34 Super Puma, que atuou em missões de busca e salvamento, como nos acidentes aéreos envolvendo o GOL 1907, em 2006, e o Air France AF447, em 2009. Foi empregado também nas enchentes em Pernambuco (2010), Santa Catarina e Região Serrana do Rio (2011) e Espírito Santo (2013). Ainda hoje, o H-34 vem cumprindo seu papel nos acionamentos do alerta SAR (Search and Rescue) Brasil.

Caracal no Puma.3

O Caracal permitirá realizar voos a qualquer hora do dia ou da noite para cumprir missões de busca e salvamento, resgate em combate, operações especiais, evacuação aeromédica, transporte especial, transporte logístico e apoio às comunidades nos casos de calamidades públicas. A versão operacional do H-36 Caracal terá condições de realizar reabastecimento em voo. No mês passado, foi inaugurado no Rio de Janeiro oprimeiro simulador das Américas desta aeronave.

A aeronave possui capacidade de transportar até 29 combatentes, além de seus dois pilotos e tem grande volume para carga, além de modernos sistemas aviônicos e de monitoramento redundante que garantem um elevado desempenho e máxima segurança. Desenvolvido pela Airbus Helicopter, o H-36 é um helicóptero de dois motores da classe de 11 toneladas. De acordo com a Airbus, a família Super Puma/Cougar conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de mais de  2 milhões de horas em todo o mundo.

Caracal no Puma

Fonte | Fotos: cecomsaer