News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Esquadrão Tracajá comemora 46 anos

Esquadrão Tracajá comemora 46 anos

Força Aérea
Por

Esquadrão Tracajá.3

Sediado na Base Aérea de Belém, o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA), Esquadrão Tracajá, completou 46 anos nesta terça-feira (12/05). A data foi comemorada com uma cerimônia, na qual militares do efetivo foram agraciados com as menções de Praça e Graduado Padrão, Destaque de Segurança de Voo e Destaque Operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas.

Criado em 12 de maio de 1969, o 1° ETA foi inicialmente equipado com os hidroaviões C-10 Catalina. Com pousos em rios da região, o esquadrão proporcionava integração nacional em localidades onde às vezes sequer havia pistas de pouso. Na época, aviões C-47 da unidade também desbravaram linhas do Correio Aéreo Nacional na Amazônia.

Esquadrão Tracajá.2

“Os Catalineiros, como são conhecidos, a bordo das históricas aeronaves C-10 Catalina e C-47 Douglas ou nos bastidores dos hangares e das oficinas, esculpiram no tempo um legado de abnegação, de determinação e de superação, o marco regulador que permeia a nobre tarefa de voar e fazer voar”, ressaltou o Tenente-Coronel Aviador Toni Roberto Carvalho Teixeira, Comandante do 1º ETA.

Entre 1995 e 1996, o Tracajá participou da Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP). Um avião C-98 Caravan transportava militares do Brasil, Chile, Estados Unidos e Argentina envolvidos nas atividades de desmilitarização após o conflito ocorrido na região. Hoje equipado com aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan, o 1° ETA realiza missões em apoio às comunidades ribeirinhas e às unidades das Forças Armadas na região amazônica.

Esquadrão Tracajá

Fonte | Fotos: cecomsaer