News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Força Aérea » FAB debate aerodinâmica do KC-390 em missões lançamento e reabastecimento

FAB debate aerodinâmica do KC-390 em missões lançamento e reabastecimento

Força Aérea
Por

workshop voltado às necessidades operacionais do projeto KC-390

A Quinta Força Aérea (V FAE), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela aviação de transporte, sediou um workshop voltado às necessidades operacionais do projeto KC-390 relacionadas as missões de lançamentos de carga e paraquedistas, e de reabastecimento em voo (REVO). Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o evento reuniu os principais técnicos envolvidos nesse aspecto de desenvolvimento do cargueiro, ligados à Aeronáutica, ao Exército, à Marinha e à Embraer.

Segundo explica o gerente operacional do projeto KC-X, Coronel Mauro Cezar de Azevedo Pereira, a aerodinâmica do KC-390 já foi testada com as portas e as superfícies fechadas. O próximo passo, debatido noworkshop, é verificar como a aeronave se comporta com os módulos abertos.

Prototipo KC 390.2

“Estes testes vão ocorrer para analisar a necessidade de modificações na aerodinâmica do projeto e nas estruturas de voo, entre outros aspectos. Após todos estes ensaios, com todos os modos checados, será feito o que chamamos de congelamento aerodinâmico, que seria o perfil final do projeto”, explica o Coronel Cezar.

A V FAE foi escolhida para sediar o workshop devido à proximidade com os especialistas em lançamentos de carga e pessoal, tanto os tripulantes das aeronaves, quanto o pessoal de terra que faz o preparo do material. Dentre os militares envolvidos nesta etapa de desenvolvimento, há loadmasters (mestres de carga), pilotos, mestres de salto, especialistas em dobragem de paraquedas, preparação de fardo e carga para lançamento, logística para movimentação de material e recuperação de cargas lançadas.

Rollout do KC 390

O evento, segundo o Coronel Cezar, serviu para que os futuros usuários operacionais do KC-390 expusessem suas necessidades ao fabricante, para embasar a próxima etapa do desenvolvimento da aeronave. “A partir do workshop, foram identificadas as ações que devem ser tomadas para iniciar a campanha de ensaios do projeto para lançamentos e reabastecimento em voo, além de ter sido criado um grupo de trabalho para conduzir essas ações”,afirma.

Fonte | Fotos: cecomsaer