News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Grupo de Defesa Antiaérea de Anápolis se prepara para entrar em operação

Grupo de Defesa Antiaérea de Anápolis se prepara para entrar em operação

Força Aérea
Por

Nu3GDAAE

O efetivo do Núcleo do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (Nu3ºGDAAE) concluiu no final do mês de abril as atividades de formação básica para atuar na defesa da futura base dos caças Gripen NG, em Anápolis (GO). Durante quase dois meses, foram ministrados dois cursos e dois estágios, que tiveram como instrutores militares que já atuam nos dois Grupos de Defesa Antiaérea da FAB, localizados em Canoas (RS) e em Manaus (AM).

O efetivo participou do Estágio de Comandante de Unidade de Tiro, do Curso de Atirador e do Curso de Remuniciador. Eles tiveram instruções teóricas sobre o funcionamento do míssil russo IGLA 9K338, navegação terrestre, coordenação e controle do espaço aéreo, além da prática de disparo no simulador KONUS. Já o Estágio de Posições Operacionais do Centro de Operações Antiaéreas doutrinou os alunos a atuarem no controle de todas as unidades de tiro em determinado terreno.

Nu3GDAAE .2

“Nas atividades práticas realizadas, passamos por diversas experiências que serão usadas nos exercícios e nos combates reais”, afirma o Soldado Leonardo Gonçalves dos Santos, um dos concluintes do curso de atirador.

Segundo o comandante do núcleo, Major de Infantaria Flávio Schiatti, o efetivo ainda vai participar de novos treinamentos. “Começamos, a partir de agora, os cursos de formação avançada para especializar nossos militares. No dia 30 de junho estaremos em pelas condições de trabalho para que o Alto Comando possa decidir qual a melhor data para ativar o grupo”, explica.

Nu3GDAAE .4

A próxima atividade do Nu3ºGDAAE será um exercício com a participação de aeronaves de caça, programado para começar no próximo dia 18 de maio. Após a ativação do 3º GDAAE, a unidade poderá ser empregada na defesa antiaérea de pontos estratégicos durante grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016.

Nu3GDAAE .3

Fonte | Fotos: cecomsaer