News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Friday, 29 de March de 2024
Home » Força Aérea » Jaques Wagner conhece unidades estratégicas da FAB em Brasília

Jaques Wagner conhece unidades estratégicas da FAB em Brasília

Força Aérea
Por

MD na FAB

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, conheceu nesta quarta-feira (11/03) as atividades de duas unidades militares da Força Aérea Brasileira localizadas em Brasília (DF): o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Jaques Wagner acompanhou o trabalho dos militares responsáveis pela defesa aérea e tráfego aéreo do país.

“A cada organização militar que eu visito, percebo o profissionalismo dos militares, homens e mulheres, apaixonados pelo que fazem e a busca pelo aperfeiçoamento constante. No caso do CINDACTA e do COMDABRA, eu constato a excelência em uma área tão vital. Hoje a aviação no mundo inteiro, seja civil ou militar, tem um papel fundamental na vida das pessoas e na defesa da nossa soberania. E nessas unidades, eu encontro pessoas muito conscientes e dedicadas a isso ”, avalia o ministro.

MD na FAB.2

Durante a visita ao COMDABRA, foi apresentada a estrutura para defender o espaço aéreo brasileiro. A unidade atua 24 horas por dia na coordenação de missões de defesa aérea e é responsável por proteger uma área de 22 milhões de km². Caso uma aeronave considerada hostil adentre a área sob jurisdição do Brasil são empregados os meios aeroespaciais para garantir a soberania do espaço aéreo e proteger a sociedade desse tipo de ameaça.

Já no CINDACTA I, foi mostrado como é gerenciado o tráfego aéreo civil e militar. A organização presta serviços de defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia e telecomunicações aeronáuticas, além de busca e salvamento. Responsável pela maior quantidade de tráfego aéreo do país, 45% do total, consegue lidar com 2.500 planos de voo simultâneos, para atender a crescente demanda de voos no Brasil.

MD na FAB.3

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou a importância da visita do ministro às organizações da FAB. “Nós somos a defesa do país. A presença do ministro em nossas organizações tem um valor inestimável. Quanto mais ele conhecer as organizações das Forças Armadas melhor será nosso trabalho. Nós começamos mostrando o COMDABRA e o CINDACTA I porque essas unidades são o coração de comando e controle da Força Aérea Brasileira”, explica o comandante.

MD na FAB.4

Assista ao vídeo sobre a visita do Ministro da Defesa. Em entrevista Jaques Wagner fala sobre a participação das Forças Armadas nas Olimpíadas de 2016.

[vsw id=”LyMw6aBeAy8″ source=”youtube” width=”560″ height=”344″ autoplay=”no”]

Fonte | Fotos: cecomsaer