News

SAFRAN ESTÁ NA FIDAE 2024 COM SEUS PRODUTOS DE PONTA

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais

Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Forças Armadas e agências federais destroem helicóptero e detêm piloto em operação contra garimpo ilegal na terra indígena Yanomami

IACIT fortalece presença entre principais marcas globais na FIDAE 2024

Operação Catrimani II: Forças Armadas empregam 800 militares em nova fase de combate ao garimpo na TI Yanomami

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros contrabandeados no litoral do Pará

Wednesday, 24 de April de 2024
Home » Força Aérea » P-3AM realiza seu primeiro lançamento de bombas como parte do Exercício Orunganitas II

P-3AM realiza seu primeiro lançamento de bombas como parte do Exercício Orunganitas II

Força Aérea
Por

Orungan

O Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), que opera a aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion, realizou com sucesso o lançamento de bombas no estande de tiros de Marambaia, a 18 quilômetros da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. O evento ocorreu no último domingo (20/09) e faz parte do Exercício Orunganitas II. Com velocidade inicial de 500 km/h, o artefato demorou apenas nove segundos para atingir o solo.

O Comandante do Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Antônio Ferreira de Lima Junior, foi o piloto que efetuou o primeiro lançamento. “O resultado foi positivo. Há 40 anos a Aviação de Patrulha não lança bombas. Nosso objetivo é capacitar a tripulação para realizar a patrulha marítima em sua plenitude. A população pode ter a certeza de que estaremos prontos para a nossa missão de defender o mar territorial brasileiro”.

Até a próxima quarta-feira (23/09) serão efetuados outros lançamentos. O objetivo é explorar os sensores e a capacidade de armamento da aeronave de patrulha P-3AM. “Vamos continuar treinando para ampliar a consciência situacional e melhorar a interação da tripulação nesse tipo de manobra”, explicou o comandante. Veja no vídeo como foi o lançamento:

[vsw id=”dxraMDuHOwc” source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]

FONTE: CECOMSAER

Fonte | Fotos: cecomsaer