News

Escoteiro do Rio de Janeiro é condecorado com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

Escoteiros de Irajá participam de troca de guarda do Monumento aos Pracinhas

AECB Brasília realiza homenagem a veteranos da FEB

Militares do Comando Militar do Norte fortalecem o preparo em Operações Aeromóveis

Tropa do Exército Brasileiro se prepara para atividade internacional

Operações Interagências: saiba como é atuação da Marinha com outros órgãos

Condor apresenta tecnologias inteligentes durante a LAAD 2023 e anuncia o primeiro Instituto de Ciência e Tecnologia para não letais da América Latina

Thursday, 28 de March de 2024
Home » Geopolítica » Chefe da Flotilha do Pacífico faz voo de espionagem no Mar da China Meridional

Chefe da Flotilha do Pacífico faz voo de espionagem no Mar da China Meridional

Diversos
Por

P-8A-Poseidon-em-Jacksonville-foto-USN

Após dar garantias de que os Estados Unidos estão prontos para agir no Mar da China Meridional se necessário, o novo comandante americano da Flotilha do Pacífico passou o fim de semana a bordo de um polêmico avião de espionagem, conhecendo o disputado pedaço de oceano.

Em fevereiro, o Pentágono começou o lançamento de seu avião de espionagem P-8A Poseidon, baseado em bases militares nas Filipinas. A aeronave de reconhecimento mais avançada do Pentágono é capaz de combater tanto submarinos quanto embarcações na superfície. As operações americanas de monitoramento no Mar da China Meridional incomodou o governo chinês. A porta-voz do Ministério de Reçaões Exteriores solicitou publicamente que os Estados Unidos “continuassem racionais” e cessassem “atos mal planejados.”

Almirante Swift observa operações a bordo do P-8A Poseidon

Washington, entretanto, não demonstrou intenção de reduzir suas operações de monitoramento na região. No sábado, o novo comandante da Flotilha do Pacífico, almirante Scott Swift, embarcou pessoalmente em um voo de 7h de monitoramento sobre o Mar da China Meridional.De acordo o capitão da Marinha americana Charlie Brown, relações-públicas da Flotilha do Pacífico, Swift ficou “satisfeito com as qualidades do Poseidon.”

Pequim alega ter direito à maior parte do Mar da China Meridional, mas há alegações semelhantes de Indonésia, Filipinas, Brunei, Malásia, Cingapura, Taiwan e Vietnã. Cerca de US$ 5 trilhões em bens comerciais são transportados pelo mar anualmente.

P-8A Poseidon.

Apesar de os Estados Unidos não terem direitos territoriais na região, Washington já manifestou seguidas vezes sua preocupação com a construção de ilhas artificiais por parte da China no arquipélago Spratly. Enquanto o governo chinês declarou várias vezes a Washington que as ilhas foram construídas para fins principalmente humanitários, os EUA encorajaram seus aliados do Pacífico a exercerem pressão militar sobre a China e aumentarem exercícios militares conjuntos com parceiros regionais.

Em maio, um avião Poseidon entrou na zona de alerta militar da China ao sobrevoar ilhas de Pequim e recebeu oito avisos antes de mudar de rota e deixar a região. O voo foi considerado “comportamento provocativo” pelo Ministério de Relações Exteriores, já que a China acreditava que o avião estava recolhendo inteligência sobre a construção das ilhas. “Liberdade de navegação e voo não significa que navios e aviões estrangeiros podem ignorar os direitos legítimos de outros países e colocar em perigo viagens por mar e ar”, disse a porta-voz do ministério, Hua Chunying, aos jornalistas na ocasião.

FONTE : Sputniknews

Fonte | Fotos: operacional